Skip to main content

Celso Moretti assumiu a presidência da Embrapa em janeiro de 2020 (Foto: Wenderson Araujo/Ed.Globo)

 

Em sua primeira expedição internacional como presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Moretti vai aos Emirados Árabes fortalecer as relações bilaterais de cooperação e de abertura de novos mercados. A missão técnica será entre sábado (18/1) e terça-feira (21/1) e faz parte da agenda do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A visita a Abu Dhabi e Dubai prevê visitas a instituições governamentais e de pesquisa relacionadas ao aproveitamento de água, como solução salina, água tratada, água industrial, drenagem agrícola e água do mar. Também estão agendadas visitas a empresas privadas de alimentos e bebidas e propriedades agrícolas.

Em entrevista à Globo Rural, Moretti afirmou que os Emirados Árabes importam mais de 90% dos alimentos que consome, e o Brasil pode ser um parceiro estratégico. “Catar e Emirados são países riquíssimos do ponto de vista de produção de gás natural e petróleo, mas que têm um problema sério de segurança alimentar e alimento para sua população”, disse o presidente da Embrapa.

saiba mais

Custo de produção de aves sobe 8,6% e de suínos 6% em 2019, diz Embrapa

Na Alemanha, ministra debate produção sustentável na Semana Verde de Berlim

Milho, trigo e arroz são incógnitas no acordo entre EUA e China

 

No domingo (19/1), está confirmado encontro entre Celso Moretti e a primeira-ministra da Segurança Alimentar do Futuro dos Emirados Árabes, Mariam Almheiri, para discutir possibilidades de parcerias estratégicas de interesse dos dois países. Na pauta, os dois devem avaliar a possibilidade da abertura de um escritório da Embrapa em Dubai.

De acordo com o presidente da estatal, as conversas sobre o polo no Oriente Médio estão avançando e o próximo passo, caso isso se consolide, seria conversar com o Ministério da Agricultura. “Eu falo com a ministra [Tereza Cristina], e aí imagino que ela deva falar também com o ministro Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, para que tudo fique alinhado. Inclusive, a embaixada do Brasil nos Emirados estará acompanhando a nossa visita”, explica Moretti.
Source: Rural

Leave a Reply