Skip to main content

Produtividade esperada pela Agrosonsult é de 56,5 sacas por hectare de soja (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

A safra 2019/2020 deve registrar uma produção recorde soja, de 124,3 milhões de toneladas, segundo as projeções da Agroconsult. Se confirmado, o volume representará aumento de 4,6% ante o ciclo anterior. A consultoria vai a campo nos próximos meses, no Rally da Safra, para conferir as condições das lavouras no momento da colheita e coletar mais dados.

“Mesmo com algumas dificuldades climáticas em algumas regiões, a gente pode dizer claramente que consolidamos um patamar novo de produtividade para a soja brasileira nesses últimos anos”, observa André Pessoa, presidente da Agroconsult. Com uma área plantada estimada em 36,7 milhões de hectares, crescimento de 2,2% ante 2018/2019, a consultoria espera uma produtividade de 56,5 sacas por hectare nesta temporada.

Na avaliação de Pessoa, será uma safra “dentro da normalidade”, caso as condições observadas até o momento não se alterem significativamente. Ele lembra que, apesar das chuvas abaixo da média em dezembro, com danos à soja precoce no Sul do país, houve normalização neste início de ano, com recuperação do potencial produtivo das lavouras.

saiba mais

Conab espera recorde de 248 milhões de toneladas de grãos na safra 19/20

Adido no Brasil prevê colheita de 123,5 milhões de t de soja em 2019/2020, diz USDA

 

É o caso de Santa Catarina, onde as condições climáticas e o atraso na semeadura da soja frustraram as expectativas de produtividade recorde esperadas no Estado. “Se você falar com os produtores, eles vão falar em quebra. Mas não é uma safra que quebrou. É uma expectativa que foi frustrada”, explica.

Os atrasos no plantio da soja, contudo, devem comprometer a produtividade do milho safrinha. A previsão da Agroconsult é de uma área plantada 3% maior, com 13 milhões de hectares, mas com uma produção 3,6% menor, de 74 milhões de toneladas.

“A previsão ainda é de uma produção dentro da linha de tendência, mas esse é mais um número estatístico do que uma observação de campo. É muito cedo para falar disso, mas a área podemos falar com mais convicção de que vai ser maior do que o ano passado”, pondera o analista.
Source: Rural

Leave a Reply