Skip to main content

 

 (Foto: JM Alvarenga/Divulgação)

 

A estiagem que tem atingido o Rio Grande do Sul desde o final de 2019 trará impactos na produção gaúcha de leite. A avaliação é da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando).

Segundo a entidade, seca afeta especialmente a safra de milho e os produtores que dependem da cultura para a silagem estão colhendo as folhagens sem o grão ou com péssima qualidade.

Marcos Tang, presidente da Gadolando, diz que a baixa disponibilidade de alimento para o gado leiteiro terá reflexo nos próximos dois anos. "Isto não tem repercussão só no dia-a-dia da vaca. O animal mal alimentado terá suas consequências no futuro.”

Ele explica que muitos produtores que estavam se reorganizando, ajustando as matrizes, terão que mudar o rumo de seus investimentos para a compra de alimentação de qualidade. “Isso se acharem, pois às vezes terão que comprar comida fora do Estado pagando altos preços pela silagem e arcar com o transporte do alimento", destaca.

Tang salienta que a ideia de muitos produtores de leite é tentar viabilizar uma safrinha de milho caso comece a chover, a fim de obter a silagem. Entretanto, diz ele, nem todas as regiões terão estas condições, pois algumas localidades a geada ocorre mais cedo. Uma alternativa, é que produtores, técnicos, indústrias e cooperativas se organizem de forma a amenizar os problemas do setor causados pela estiagem.

Emater/RS

Em seu relatório semanal, a Emater/RS-Ascar, empresa de assistência técnica e extensão rural do governo gaúcho, relata que na região de Santa Maria a cultura do milho apresenta perdas irreparáveis.

Na região de Lageado, no Vale do Taquari, onde historicamente 60% do milho se destinam à silagem e 40% à produção de grãos, as plantas que se encontram na fase de enchimento (25% da área total) estão com as folhas queimadas até a altura da espiga. “Haverá redução na produção de grãos e de massa verde de silagem”, dizem os analistas da Emater.

Em função dos prejuízos, muitos produtores realizam o corte para silagem de lavouras de milho que inicialmente estavam destinadas à produção de grãos. Os analistas explicam que a situação é desfavorável para a produção de silagem de milho devido à antecipação do momento ideal para a colheita, pois a planta ainda não apresenta teor de matéria seca desejada e os grãos ainda não acumularam quantidade suficiente de amido.
Source: Rural

Leave a Reply