Skip to main content

Há previsões de bons volumes de chuvas em Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo (Foto: Getty Images)

 

Um corredor de umidade deve atravessar regiões centrais do Brasil e levar chuvas a áreas produtoras de Rondônia ao Espírito Santo no início desta semana. Há previsões de bons volumes de chuvas em Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ao longo da semana, os corredores de umidade continuarão sobre a região central e com isso, novas chuvas deverão ocorrer sobre grande parte das regiões produtoras de grãos do Centro-oeste e Sudeste do país.

De acordo com o Climatempo, chuvas de intensidade moderada ou até forte, devem cair sobre regiões do Paraná e Santa Catarina durante a tarde e noite desta segunda-feira (9/12). O resto do sul do Brasil deve ter uma semana bastante seca. No Rio Grande do Sul, há possibilidades de chuva em somente em alguns locais do Planalto e da Serra, porém para o resto do estado, tempo seco. “Pouquíssimas ou quase uma ausência total de chuvas sobre o Rio Grande do Sul, algumas áreas de Santa Catarina, Argentina, Uruguai e sul do Paraguai”, diz Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Nova frente fria

Entre sexta-feira (13) e domingo (15), uma nova frente fria deve avançar e se formar sobre o sul do Brasil e desta forma, possibilitará chuvas mais generalizadas ao estado gaúcho para a próxima semana, bem como Argentina, Uruguai e Paraguai. “Antes disso, tempo extremamente seco”, conclui Santos.

saiba mais

Café/Cepea: preço do arábica subiu 12,7% em novembro

Plantio da soja no PR na safra 2019/2020 atingiu 99% da área estimada, diz Deral

 

Não há previsões de chuvas volumosas sobre grande parte do Mapitoba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia) ao longo dessa semana. “O grande gargalo fica para algumas áreas do oeste da Bahia, sul do Piauí e sul do Tocantins que continuarão recebendo chuvas muito irregulares ao longo dos próximos semanas”.

O agrometeorologista avisa que o Cerrado brasileiro deve ser beneficiado ao longo da segunda quinzena de dezembro com chuvas regulares, favorecendo o desenvolvimento das lavouras de soja, café, cana de açúcar e outras culturas. “Os modelos sinalizam bons volumes, sem problemas de estiagem ou períodos longos de ausência de chuva sobre grande parte da faixa central, ou seja, todo cerrado brasileiro deverá ser beneficiado ao longo da segunda quinzena do mês”, conclui Marco Antonio.
Source: Rural

Leave a Reply