Skip to main content

Inteligência artificial desenvolvida pela IBM permite leitura de elementos do solo (Foto: Divulgação/IBM)

 

O diagnóstico do solo é meio caminho andado para se obter um bom desempenho em uma lavoura de alta produtividade. A fim de tornar este diagnóstico mais acessível a pequenos produtores, a IBM desenvolveu no Brasil a ferramenta AgroPad para análise química de solo.

O dispositivo, do tamanho de um cartão de visita, contém um chip que permite a avaliação de uma amostra de solo em tempo real e in loco. Por meio de inteligência artificial, e com a ajuda de um smartphone, o AgroPad faz uma leitura de elementos como pH, alumínio, nitrito, magnésio e cloreto. Os dados são gerados com data e local, utilizando a geolocalização, e são enviados para a nuvem.

Mathias Steiner, gerente de Tecnologia Industrial e Ciência da IBM Research Brasil, explica que o ecossistema do Brasil ajudou a criar o dispositivo, inclusive por saber as dificuldades em relação à conexão com a internet. “Nós temos que criar e adaptar a tecnologia para que seja possível usá-la offline. Ainda assim, dá tirar foto do cartão, mesmo sem conexão, e quando o produtor estiver conectado, poderá carregar os dados na plataforma”, ele explica em entrevista à Revista Globo Rural.

saiba mais

A próxima geração de "carne" pode ser à base de ar

Startups se unem em nova plataforma para simplificar acesso de clientes

 

Segundo Steiner, os pequenos produtores são responsáveis por 80% do alimento produzido no mundo. Por isso, a ferramenta está em testes em parceria com a ONG americana Enveritas, que trabalha com pequenos cafeicultores para auxiliar no desenvolvimento econômico e social da região em que atuam.

Desta forma, foram selecionados, a princípio, agricultores de Uganda para experimentar o AgroPad. Além disso, as duas empresas também estão conduzindo testes em laboratório e em campo no Rio de Janeiro e em São Paulo.

“Nós sabemos que a agricultura é um mercado de extrema importância para o Brasil. O que não sabemos ainda é quanto tempo mais vamos precisar antes de introduzir a ferramenta de forma comercial [no país]”, ele explica ao dizer que os testes também estão sendo feitos na cafeicultura brasileira. “Esperamos que, nos próximos meses, já tenhamos mais definições sobre o futuro.”

A IBM não revela qual o montante investido no desenvolvimento do AgroPad, mas Steiner diz que, enquanto os testes estão em andamento, a empresa se esforça para que o dispositivo seja acessível. “Nós estamos tentando alcançar o menor preço possível para disponibilizar essa tecnologia em áreas como América do Sul, África e Ásia. Nós esperamos diminuir o custo desse cartão para acessar uma agricultura em larga escala”, ele diz.

saiba mais

Produtor poderá obter classificação do solo pelo celular

Menor intervalo entre partos pode reduzir pegada de carbono da pecuária

Saiba por que o preço da carne disparou e qual a tendência para 2020

 
Source: Rural

Leave a Reply