Skip to main content

Agora, a perspectiva da consultoria é de crescimento em torno de 1% a 1,2% para o PIB da agropecuária em 2019 (Foto: Thinkstock)

 

O avanço de 2,1% no PIB da agropecuária, na comparação entre o terceiro trimestre de 2019 e o terceiro trimestre de 2018, já era esperado pelo setor, afirma o analista de Mercado da consultoria INTL FCStone, Vitor Andrioli.

"Esse resultado foi bastante positivo e reflete principalmente o desempenho do milho safrinha. Em comparação com o ano passado, tivemos um resultado bem mais favorável para a safra desse produto e acaba tendo um peso maior dentro do número pela representatividade da cultura", disse ele.

Segundo o analista, as safras de algodão e de citros também contribuíram para o resultado trimestral. "No caso do algodão, apesar de ainda não ser uma área tão expressiva, trata-se de uma cultura com alto valor agregado. Já a citricultura entregou uma safra robusta neste ano, ajudada pelas condições climáticas favoráveis", observa Andrioli.

saiba mais

Faesc reforça preocupação com abastecimento de milho em 2020

Conab realiza leilões de frete para transporte de 13 mil toneladas de milho

 

Com o resultado positivo no terceiro trimestre, a FCStone considera que o crescimento do setor deve superar a estimativa anterior de alta de 0,5% para o acumulado do ano. "Essa projeção estava sustentada especialmente no desempenho da safra de verão que veio mais fraca, principalmente na soja", explicou o analista. Agora, a perspectiva da consultoria é de crescimento em torno de 1% a 1,2% para o PIB da agropecuária em 2019.

Entretanto, segundo o analista, a projeção ainda não foi consolidada, em virtude da necessidade de estudo mais aprofundado em relação ao desempenho neste trimestre. As carnes também podem dar uma contribuição positiva no quarto trimestre e no acumulado do ano, de acordo com o analista. "O setor está aquecido pela demanda externa, o que cria uma ambiente bastante favorável para a produção", avaliou.
Source: Rural

Leave a Reply