Skip to main content

Enquanto chuvas irregulares se mantém na maioria do País, região Sul deve enfrentar tempo seco (Foto: Thinkstock)

 

As chuvas irregulares devem se manter em boa parte do Brasil ao menos até o meio desta semana. Segundo a meteorologia, as precipitações ainda não demonstram uma tendência de estabilização, a 20 dias do verão.

Corredores de umidade ainda se encontram sobre a faixa central do Brasil. Neste começo de semana, devem receber chuvas apenas os Estados de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e grande parte da região leste do Mato Grosso do Sul.

Por outro lado, a metade sul do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraguai e Argentina terão uma ausência total de chuvas. Para o norte do Paraná e o estado de São Paulo a previsão é de pouquíssimas precipitações, sempre em forma de pancada. As informações são da Rural Clima.

Virada no Matopiba

 

 

Destaque para algumas áreas do Mapitoba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia), que também iniciarão a semana com nenhuma perspectiva de chuva. A metade norte do oeste da Bahia, sul do Piauí, sul do Maranhão e também norte do Tocantins terão um início de semana seco.

A partir de quarta-feira, a tendência é de mudança. “Algumas áreas de instabilidade deverão começar a se formar e com isso há previsões de que algumas pancadas de chuvas venham ocorrer sobre grande parte das regiões produtoras do oeste da Bahia, sul do Maranhão e sul do Piauí proporcionando uma condição melhor para a continuidade do plantio da soja”, diz Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

 

saiba mais

Plantio da soja atinge 87% da área, em linha com média de 5 anos

Bolsonaro diz que governo não atuará para baixar o preço da carne

Produtores fazem mais sexo que outros profissionais, aponta pequisa britânica

 

Uma frente fria que se forma entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul terá condições de provocar chuvas mais generalizadas sobre grande parte do estado do Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e extremo noroeste do Rio Grande do Sul.

O agrometeorologista alerta para as regiões que mais preocupam. “Não há previsão de chuva para metade sul do Rio Grande do Sul nos próximos dez a doze dias, sendo que só há previsão de retorno da chuva na segunda quinzena de dezembro. A metade sul do RS passará por um período mais seco nesse início de dezembro, uma vez que os corredores de umidade estarão mais voltados sobre a faixa central do Brasil”.

O alerta se estende para o norte do oeste da Bahia, sul do Piauí e algumas áreas do norte do Tocantins e norte de Minas Gerais. Essas regiões também sofrerão com a irregularidade desses primeiros dez dias de dezembro. “Deve-se tomar muito cuidado nessas áreas porque soltar plantio poderá ser um grande problema”, finaliza Santos.

saiba mais

Etanol sobe em 16 Estados e DF, diz ANP

Conab recebe R$ 6 milhões de ministérios para agricultura familiar

Revista Globo Rural estreia podcast "Palavra do Campo"

 
Source: Rural

Leave a Reply