Skip to main content

A causa da morte do touro ainda não foi confirmada pela GENEX (Foto: Divulgação/GENEX)

 

A pecuária mundial perdeu mais um grande touro. A GENEX confirmou o falecimento do touro S A V Resource 1441, da raça Angus. Com quase nove anos de idade e estimado em U$ 110 mil, o animal deixa 30 filhos em bancos de sêmen pelo mundo. O boi era o 4º melhor touro do Sumário Promebo no Índice Final, principal ranking da raça.

A genealogia do Resource surgiu a partir da melhor doadora da Schaff Angus Valley, a S A V Blackcap May 4136, combinado com o melhor das linhagens Rito, explica a GENEX. Desde jovem, ele se destacou como o melhor animal dos 17 irmãos inteiros pelo desempenho da musculatura – acima da média da raça Angus.

>>Cannabis: ouça o 1º episódio do podcast da Globo Rural sobre o cultivo da planta

“Com certeza uma grande perda para a raça Angus. Resource esteve entre os TOP 10 em número de filhos registrados nos Estados Unidos nos últimos quatro anos, totalizando mais de 17 mil filhos. Seu legado seguirá com o pouco de sêmen que ainda resta em estoque e com seus inúmeros filhos pelo mundo”, diz a gerente da Genex, Juliana Ferragute.

saiba mais

Morre Thor, o cão que ajudou os bombeiros em desastres de Minas Gerais

Vaca é vendida por preço recorde este ano: R$ 1,95 milhão

Morre touro Dólar Dabliu, um dos mais vendidos no país, aos 12 anos

 

Segundo o médico-veterinário e inspetor técnico da Associação Brasileira de Angus, Fernando Velloso, o Resource possuia genética para explosão de crescimento (ganho de peso, desmame e pós desmame) com tamanho adulto moderado, características antagônicas e difíceis de encontrar em um mesmo touro.

Em relação à qualidade das crias, a superioridade genética do Resource se confirmou desde os primeiros nascimentos de seus filhos. A capacidade de transmitir ganho de peso e musculatura com tamanho moderado impressionou os criadores.

O diretor-executivo da Cabanha São Xavier, Camilo Vianna ressalta que o touro produziu filhos de excelente fenótipo, que possuem qualidade de carcaça elevada, principalmente em acabamento de gordura intramuscular e gordura de picanha. Além de trazer animais funcionais, com frame mais moderado e rápido acabamento.

saiba mais

Égua Quarto de Milha por R$ 450 mil em leilão

Nova espécie de tubarão é encontrada no Brasil

 

“No caso da São Xavier, o Resource trouxe muita qualidade de carcaça, inclusive nos números das avaliações de ultrassom de carcaça conseguíamos identificar facilmente os seus filhos, porque eram animais superiores aos da sua geração”, conta Vianna. Velloso destaca que o touro tinha a capacidade de produzir animais de pelo fino, que se adaptam a regiões quente e mais resistentes a ectoparasitas e carrapatos.

“Posso destacar Traveller 004, Net Worth e o Resource, todos da bateria GENEX, como os últimos animais mais influentes na genética da raça, e que são fruto do mesmo rebanho, da Schaff Angus Valley (SAV), fazenda com a genética mais famosa do mundo, na atualidade, que influenciou fortemente o pedigree brasileiro”, explica Velloso, ao mencionar que o Resource fez parte de um seleto grupo de touros que marcou os últimos 20 anos da história do Angus no Brasil. Segundo a empresa, será realizada uma autópsia para descobrir o motivo da morte do animal.
Source: Rural

Leave a Reply