Skip to main content

A exportação de melão para a China é o primeiro entendimento com o país asiático sobre frutas (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

O governo brasileiro fechou acordo com a China para viabilizar a exportação de melão para o país asiático, informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em contrapartida, os chineses poderão vender pera para o mercado brasileiro. Os acordos foram firmados após reunião bilateral dos presidentes Jair Bolsonaro e Xi Jinping, dentro da XI Cúpula do Brics, a qual teve início na quarta-feira (13/11), em Brasília (DF). 

Em nota, a pasta afirma que o acordo é simbólico por se tratar do primeiro entendimento com a China sobre frutas. Além da diversificação da pauta exportadora agrícola para a China – que se concentra na comercialização de soja e carne –, o protocolo tem potencial de alavancar a fruticultura brasileira, principalmente da Região Nordeste, a qual, atualmente, direciona as vendas externas para a Europa. 

saiba mais

No último ano relação com China avançou em quesitos sanitários, diz Viva Lácteos

Bolsonaro deseja diversificar relações comerciais do Brasil com a China

 

"Os acordos assinados e os protocolos de intenção serão potencializados por nós para o bem dos nossos povos. A China cada vez mais faz parte do futuro do Brasil", disse o presidente Jair Bolsonaro após cerimônia em que foram assinados diversos atos por ele e pelo presidente chinês Xi Jinping.

As negociações tiveram início durante recente visita do presidente Bolsonaro e da ministra do Mapa, Tereza Cristina, à China. A ministra disse que as negociações com os chineses vão além dos acordos assinados na quarta-feira. Segundo ela, os dois países acertaram o certificado sanitário para a exportação de farelo de algodão brasileiro e negociam a exportação de farelo de soja e a ampliação das vendas de café brasileiro para os chineses.

"Temos um plano de trabalho conjunto entre as agriculturas brasileira e chinesa. Já temos vários entendimentos em andamento das nossas visitas, mas a parceria com a China fica mais robusta com a reunião de hoje", afirmou a ministra. Foi firmado também plano de ação para colaboração agrícola, que prevê transferência de tecnologia, inovação, atração de investimentos e promoção comercial entre os dois países.
Source: Rural

Leave a Reply