Skip to main content

Fumaça de incêndio em fazenda de Floresta (PE) registrada por moradores (Foto: Reprodução Redes Sociais)

 

Um incêndio de grandes proporções atinge a zona rural do município de Floresta, no sertão de Pernambuco, desde a última segunda-feira (04/11). A reportagem da Globo Rural apurou que as chamas já devastaram 15 quilômetros de mata e moradores do município temem chegada do fogo à cidade. Segundo o secretário do município de Floresta, Péricles Ferraz, o incêndio está descontrolado.

“[O fogo] começou em uma propriedade entre 35km e 40km do município de Floresta, foi tomando outras propriedades vizinhas e já tem cerca de 15 quilômetros de mata queimada”, ele diz.Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade, na terça-feira (05/11), os focos de incêndio já chegaram perto à Segunda Estação de Bombeamento da Transposição do Rio São Francisco. Até a manhã desta quinta-feira (07/11) o incêndio não havia sido controlado. As autoridades do município estão em reunião para discutir ações para combater as chamas,

Ainda de acordo com os bombeiros, o incêndio começou na Fazenda Crispim, situada próxima ao município, e se alastrou por conta do calor intenso, além de fortes ventos e da vegetação seca, característicos da Caatinga. Francisco Jardim, proprietário da fazenda, conta que os focos estão cada vez mais próximos do município. “Onde começou, o fogo está relativamente controlado, mas é um incêndio de grandes proporções. No geral, o incêndio está completamente descontrolado”, disse. Elaine Jardim, também da Fazenda Crispim, ainda disse que “o fogo avança com muita força e vem devastando as propriedades. No município, as pessoas estão muito assustadas porque já se vê fumaça de longe”.

saiba mais

INPE registra 7.855 focos de incêndios na Amazônia em outubro

Em seis dias 50 mil hectares foram devastados por fogo no Pantanal

Ensaio: os vaqueiros do sertão, uma viagem ao berço da "civilização do couro"

Os saberes das mulheres da Caatinga

 

O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Brigada de incêndio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estão atuando no combate às chamas. A origem do fogo ainda é desconhecida. Por conhecer bem a região, o proprietário da Fazenda onde os focos teriam começado, acredita que em razão da grande quantidade de vegetação e material seco, qualquer ação na mata que envolva fogo pode resultar em um incêndio descontrolado. Os rumores que correm na cidade são de que o fogo começou após alguém ter ateado fogo em uma colmeia de abelhas instalada na mata.

A Caatinga é o principal bioma do nordeste brasileiro e abrange os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais. Extremamente seca, luminosa e quente, ela ocupa 11% do território brasileiro e 70% do nordeste.
Source: Rural

Leave a Reply