Skip to main content

Uma equipe de alunos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) e do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), de Piracicaba (SP), foi a primeira colocada no Vacathon, maratona de ideias criativas para a cadeia do leite, e que é promovido pela Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora (MG).

A equipe de Piracicaba criou a Milcup, uma caneca que faz análise da ocorrência de mastite na propriedade, em tempo real. Do Vacathon deste ano, participaram um número recorde de alunos: 110, divididos em 20 equipes. Durante o Vacathon, os estudantes visitaram laticínio e fazenda experimental da Embrapa para conhecer de perto os diversos segmentos da produção e industrialização do leite. Pesquisadores da Embrapa e mentores motivaram os jovens a desenvolver alternativas para diversos desafios da cadeia produtiva.

O Vacathon é uma das etapas do Ideas For Milk, movimento de fôlego criado pela Embrapa Gado de Leite. Outra etapa muito interessante é a avaliação das startups que atuam nas fazendas de gado leiteiro. A escolha das melhores startups acontece em um evento chamado Desafio das Startups, marcado para o dia 22 deste mês, em São Paulo. Estão inscritas mais de 70 propostas inovadoras para a cadeia do leite.

Segundo Paulo do Carmo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, os trabalhos dos estudantes ficam cada mais criativos e próximos da realidade da pecuária de leite nacional. As propostas do Vacathon envolveram, entre outros temas, seleção de mão-de-obra, nutrição, qualidade do leite e mastite, comércio de produtos lácteos, gestão do negócio e várias outras ideias.

A 2ª colocação no Vacathon foi do Instituto Federal Sudeste – Campus de Juiz de Fora, que apresentou a solução Eletromilk, sistema de eficiência energética, com foco na economia de energia elétrica, produção sustentável e qualidade do leite. A 3ª colocação foi da Universidade Estadual de Goiás, com o Nutrimilk, solução que otimiza o uso de concentrados para a alimentação de vacas leiteiras em pequenas e médias propriedades rurais.
Source: Rural

Leave a Reply