Skip to main content

Presidente eleito da Argentina, Alberto Fernandez, e atual ocupante do cargo, Maurício Macri, se encontram na Casa Rosada (Foto: Agência Telam)

 

Entidades representativas de produtores rurais da Argentina defenderam o diálogo com o novo governo para a adoção de medidas de apoio à agropecuária local. Em comunicados, a Sociedade Rural Argentina e Federação Agrária Argentina disseram esperar avanços na pauta de reivindicações entregue durante a corrida presidencial e que sejam adotadas as políticas que consideram adequadas para o setor.

No domingo (28/10), Alberto Fernandez foi eleito presidente com 48,10% dos votos no primeiro turno. O atual presidente Maurício Macri, que tentava a reeleição, teve 40,37%, com 97,13% das urnas apuradas. O resultado marca a volta ao poder do Partido Justicialista ou peronista. E também dos Kirchner à Casa Rosada, com a ex-presidente Cristina Kirchner agora como vice.

A Federação Agrária Argentina (FAA) informou que seu presidente, Carlos Achetoni, entrou em contato com o presidente eleito Alberto Fernandez. Segundo o comunicado, Achetoni manifestou sua abertura ao diálogo e a disposição de trabalhar em conjunto, especialmente pelos pequenos e médios produtores.

 

saiba mais

“Confiem em nosso país. Temos muito a oferecer”, diz Bolsonaro a árabes

Líder da bancada ruralista vai a Londres discutir comércio pós-Brexit

 

“A maioria dos argentinos o elegeu presidente e, nós, como entidade, estamos convencidos de que o caminho é o do diálogo, do trabalho articulado e da cooperação para podermos avançar nas políticas públicas de que necessitamos para os produtores”, afirmou o presidente da FAA. A entidade defende crédito a taxas consideradas adequadas e melhorias na comercialização e infraestrutura.

A Sociedade Rural Argentina, também em comunicado, destacou esperar um diálogo que chamou de “responsável” com o novo governo que a entidade está disposta a trabalhar em torno da pauta de reivindicações do setor agropecuário. Entre as medidas, estão “produzir sem distorções, travas ou intervenções de nenhum tipo”.

Durante a campanha eleitoral, lideranças da agropecuária argentina demonstraram preocupação com a iminente vitória da chapa Fernandez-Kirchner. A relação do setor com o governo de Cristina foi conflituosa, especialmente com a adoção das chamadas retenciones, os impostos de exportação, sobre commodities agrícolas.

Transição

Nesta segunda-feira (28/10) Um dia depois da eleição presidencial na Argentina, o eleito, Alberto Fernandez, e o atual ocupante da Casa Rosada, Maurício Macri, se reuniram para iniciar a transição de governo no país. O convite para o encontro já nesta segunda-feira havia sido feito pelo próprio Macri, no telefonema em que reconheceu a derrota para o adversário, no domingo (27/10).

Em viagem pelo Oriente Médio, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro disse que os argentinos “escolheram mal” seu presidente. Bolsonaro sempre deixou evidente sua preferência pela continuidade do governo Macri. No entanto, antes mesmo do anúncio do resultado afirmou que a intenção do Brasil é ampliar o comércio com a Argentina, seu principal parceiro no Mercosul.
Source: Rural

Leave a Reply