Skip to main content

soja ms (Foto: Rafael de Souza – Aprosoja/MS)

 

As boas condições climáticas permitiram um avanço de 14 pontos percentuais no plantio da soja, que até a quinta-feira da semana passada atingiu 35% da área prevista para esta safra. Os dados são do levantamento realizado pela consultoria AgRural. O ritmo dos trabalhos está defasado em relação aos 46% da mesma época do ano passado, quando o plantio foi o mais rápido da história, mas supera os 31% da média de cinco anos para o período.

Segundo a AgRural, o destaque foi Mato Grosso, onde a melhora gradativa da umidade do solo desde o início do mês permitiu aos produtores utilizar todo potencial dos maquinários par acelerar o plantio. A área saltou de 47% para 72% numa semana. “Isso significa que, em apenas sete dias, os mato-grossenses plantaram cerca de 2,4 milhões de hectares.”

O levantamento da AgRural mostra que o plantio no Paraná passou de 33% para 46% da área. Os analistas da consultoria observam que apesar do bom avanço na semana, ainda há atraso em relação ao ano passado e à média de cinco anos. “Esses 46% representam o índice de plantio mais baixo para esta época do ano no estado desde 2014. Mas já não é tão ruim como na semana precedente, quando os 33% semeados eram o menor índice desde 2011.”

Eles ressaltam que as chuvas da semana passada chegaram em boa hora e amenizaram a falta de umidade no Paraná. “Aliados à previsão de mais chuva para a virada do mês, os volumes deram ritmo ao plantio nas principais regiões produtoras do estado. No oeste, que há um ano atrás já havia praticamente encerrado a semeadura, e onde a preocupação é com a janela da safrinha de milho no início de 2020, o plantio saltou de 60% para 83%.”

Os analistas comentam que o problema é que precisa chover mais e as previsões para a virada do mês mudaram. “Agora, elas mostram precipitações mais ao sul do que o inicialmente previsto. Os produtores paranaenses aguardam novas chuvas para avaliar melhor o tamanho da área que precisará ser replantada após semanas de tempo seco e quente.”

A AgRural relata que as chuvas também vieram em boa hora para as áreas que já estavam sofrendo com a estiagem em Mato Grosso do Sul, onde o plantio está feito em 29% da área. ‘Apesar do bom avanço na semana, o atraso ainda é grande e os produtores seguem cautelosos, já que as temperaturas estão altas e os mapas de previsão não mostram muita chuva.”

No restante do país, dizem os analistas, o destaque fica para Goiás, onde o plantio avançou bem na semana, chegando a 31% da área. ‘No Rio Grande do Sul, que já plantou 5%, os produtores estão cautelosos devido à possibilidade de excesso de umidade, já que o solo tem boas reservas e há novas chuvas na previsão. No Matopiba, o plantio ainda é tímido e restrito a lavouras de pivô e a áreas onde já choveu.
Source: Rural

Leave a Reply