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Executivos da Bayer e Bravium apresentam plataforma Orbia, em São Paulo (SP) (Foto: Mariana Grilli/Ed. Globo)

 

“Essa é uma plataforma agnóstica, não vai ser da Bayer, vai ser do mercado”, afirma Gerhard Bohne, head da divisão agrícola da empresa alemão, sobre o Orbia, criado pela multinacional em parceria com a Bravium. Lançado oficialmente nesta quinta-feira (17/10), em São Paulo (SP), o marketplace digital se baseia, segundo seus sócios, em fidelidade, commodities e insumos.

“Quando o produtor compra um produto para sua safra via Orbia, ele entra para o programa de fidelidade, seja da Bayer ou de outras empresas. Tendo seus grãos certificados, o produtor pode comercializar a sua commodity na Orbia. E o terceiro passo é que essa venda vire pontos para a sua próxima compra de insumos”, resume Ivan Moreno, CEO da Orbia.

Segundo ele, a expectativa é de movimentar cerca de R$ 70 bilhões pela plataforma nos próximos dois anos. "Entre a comercialização de commodities, insumos e serviços, o mercado brasileiro movimenta cerca de R$110 bilhiões. Como nossa base de clientes é de 140 mil produtores cadastrados, e isso representa 65% da área plantada brasileira, nossa previsão de potencial de negócios é R$70 bilhões."

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A Orbia projeta ainda que poderá responder por entre 0,5% e 20% das vendas atualmente realizadas a cooperativas e distribuidores, a depender do engajamento do produtor. “A ideia não é corromper o sistema de distribuição, mas sim dar a possibilidade de uma entrada desse ator no mercado digital. Além disso, essa é uma projeção muito ampla e inicial, porque é baseada em uma taxa de adoção de compra, olhando para o quanto do negócio do cliente a gente consegue alavancar, mas isso vai depender da aderência do produtor”, explica Moreno.

A Bayer tem 80% de participação na joint venture que criou o marketplace. Até então, a multinacional mantinha a chamada Rede Agroservices, na qual registrou 7,5 mil resgates por mês de pontos de fidelização da clientela, além de uma média de 80 mil pessoas navegando pela plataforma mensalmente. “Enxergamos que é um modelo bem adotado pelo produtor, por isso a criação de um joint venture, com operação separada”, explica Bohne.

Programa de fidelidade

Além de ter programa próprio, o Orbia será aberta também para outras iniciativas de fidelização, afirmam os executivos. Não apenas a Bayer, como qualquer empresa, incluindo concorrentes, poderão integrar seus chamados "programas de pontos". Desta forma, o produtor poderá comprar e pontuar pelo próprio marketplace ou acumular os benefícios de outras iniciativas, desde que sejam parceiras da plataforma.

Segundo Ivan Moreno, é um modelo semelhante ao feito pelas companhias aéreas, em que o cliente pode optar por descontos em passagens ou pela compra de produtos oferecidos por outras empresas. “A ideia é que qualquer empresa entre para a Orbia e já acesse a base de produtores que temos”, explica Ivan Moreno.

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A própria Bayer anunciou a nova versão do seu programa de fidelidade, que passa a se chamar Impulso Bayer. A promessa é a de benefícios como viagens internacionais, consultoria, assessoria especializada e entrada gratuita em eventos, a depender do grau de relacionamento que o cliente estabelece com a empresa.

“Quando a gente olha para o agricultor, vemos uma nova geração e o uso da digitalização na tomada de decisão. Essa foi a estratégia para construir o programa de relacionamento”, explica Thiago Junqueira, diretor de experiência do cliente da Bayer.
Source: Rural

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