Skip to main content

Incentivar os agricultores é uma das medidas propostas pela FAO para melhorar a qualidade das dietas e a segurança alimentar global (Foto: Divulgação/Mudas)

 

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) defendeu, nesta quarta-feira (16/10) uma ação mais rápidas e efetivas para adoção de dietas mais saudáveis com o objetivo de zerar a fome no mundo até 2030. Este foi o tema central da celebração do Dia Mundial da Alimentação, realizada na sede da instituição, em Roma, Itália.

“O Dia Mundial da Alimentação deste ano, com o tema ‘Nossas ações são nosso futuro. Dietas mais saudáveis para um mundo sem fome’, tem a ver com o contexto de elevação da fome no mundo, mas também do sobrepeso e da obesidade”, diz a instituição, em comunicado divulgado no seu site.

Entre as ações defendidas pela instituição, estão o incentivo aos agricultores em todo o mundo, uma rotulagem de produtos mais simples e compreensiva para os consumidores, além um comércio com regras claras e um estímulo a pensar a nutrição como parte integrante da segurança alimentar.

saiba mais

FAO eleva para 6,69 milhões número de animais eliminados por peste suína na Ásia

Na FAO, Tereza Cristina defende fim do protecionismo de países desenvolvidos

 

 

 

Líderes internacionais participaram da cerimônia ou enviaram mensagens marcando a data. Entre os presentes, o primeiro ministro da Itália, Giuseppe Conte disse que seu país tem uma visão de agricultura integrada e que entende a necessidade do que chamou de genuína colaboração internacional para perseguir as metas do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

“A ação coletiva é o melhor caminho para enfrentarmos um desafio global como a fome no mundo”, pontuou, em seu discurso, o político italiano

Em mensagem, o secretário geral da ONU, Antonio Guterres, afirmou ser inaceitável o crescimento da fome enquanto o mundo desperdiça cerca de um bilhão de toneladas de alimentos todos os anos. Nas estimativas da própria FAO, cerca de 820 milhões de pessoas no planeta não têm o que comer.

"O Dia Mundial da Alimentação é um chamado para zerar a fome. Para um mundo onde a comida nutritiva está disponível e pode ser custeada por todos, em qualquer lugar. Dietas não saudáveis representam um enorme risco de doenças e de morte", disse ele, na mensagem, pontuando que as mudanças climáticas também são desafios para a segurança alimentar.

Secretário-geral da ONU, Antonio Guterres: É inaceitável o crescimento da fome enquanto o mundo desperdiça alimentos (Foto: Reprodução/Twitter)

 

Também em uma mensagem, o Papa Francisco afirmou que a luta contra a fome a nutrição inadequada não irá terminar enquanto prevalecer o que chamou de lógica do mercado, em que se busca o lucro a qualquer custo. O líder da Igreja Católica disse ser urgente cultivar um estilo de vida inspirado pela gratidão, moderação, solidariedade e com iniciativas sociais e econômicas a favor dos mais pobres.

“Precisamos ter em mente que aquilo que acumulamos e desperdiçamos é o pão para o mais pobre”, disse o Papa, conforme o relato oficial da FAO.

Na visão do diretor-geral da FAO, o chinês Qu Dongyu, a fome e a má nutrição são os principais entraves para o cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU. E que é preciso uma ação imediata. Ressaltou a importância da colaboração entre governos, indústria de alimentos, pesquisadores e consumidores na redução da fome, do sobrepeso e da obesidade.

“Precisamos de um forte desejo e comprometimento político. Precisamos investir em nutrição e pela nutrição. Precisamos andar de mãos dadas e construir sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis”, afirmou, pontuando que o compromisso da FAO é zerar qualquer tipo de fome no mundo até o ano de 2030.

saiba mais

Entrevista: Agricultura em tempos de fome e obesidade

Ciência deve dar suporte às políticas de segurança alimentar, defendem especialistas

 

Dongyu reforçou a estimativa de que cerca de 820 milhões de pessoas no mundo passam fome. Lembrou também que existem cerca de 2 bilhões de adultos e cerca de 380 milhões de crianças e adolescentes que estão com sobrepeso ou obesos. Na visão dele, isso acontece porque os sistemas alimentares atuais falharam na missão de garantir segurança alimentar e fornecer dietas saudáveis.

O presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (IFAD), Gilbert Houngbo, disse que é possível cumprir o compromisso de acabar com a fome. E que o sucesso depende de uma transformação global dos sistemas alimentares, que promova a inclusão das mulheres, jovens e indígenas para contribuir com dietas mais saudáveis para todos.

“Coma s as políticas certas e os investimentos certos em agricultura e desenvolvimento rural, podemos criar um mundo de alimentos seguros em que a fome e a pobreza poderão ser dramaticamente reduzidas”, afirmou, também de acordo com o informe da FAO.

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente desde 1981. O dia escolhido, 16 de outubro, é o da fundação da FAO, em 1945. Além da cerimônia global, na sede da instituição, alguns dos 150 países integrantes realizam ações para marcar a data.
Source: Rural

Leave a Reply