Skip to main content

Festival gourmet acontece no Parque de Exposições de Cuiabá (Foto: Roberto Seba/Ed. Globo)

 

A capital matogrossense se prepara para receber o festival gastronômico Nelore na Brasa, no sábado (19/10). O Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá, deverá oferecer três toneladas de carne para um público estimado em três mil pessoas. 

Conforme o presidente da Associação dos Criadores Nelore (ACNMT – Nelore MT), Breno Molina, estarão disponíveis aos participantes 35 cortes especiais, entre eles: bife ancho, carne de sol bovina, t-bone, maminha, costela pantaneira, beef de chorizo, steak de alcatra, chuck beef com osso, preparados na parrilla, fogo de chão, pitmaster e churrasqueira. 

“A proposta é reforçar a marca da carne Nelore no Estado, porque somos o maior rebanho do país, com mais de 30 milhões de animais, sendo mais de 80% nelore ou anelorado. A população precisa saber que oferecemos carne de qualidade, macia e ainda com um diferencial importante, nosso rebanho é criado a pasto, o que torna a carne muito mais saborosa”, frisa o pecuarista.

saiba mais

Chef gaúcho lança projeto gastronômico vegano

Touro Chitãozinho é vendido por R$ 18,5 mil em leilão

 

Popular pela rusticidade e adaptabilidade, a raça Nelore vem buscando modernização das técnicas para obter cada vez mais rentabilidade e lucratividade ao produtor e também qualidade do produto. Em Mato Grosso, já existem inúmeros pecuaristas investindo em pesquisas, novas tecnologias e manejo diferenciado; e eles vêm obtendo bons resultados.

Pecuária em números

O setor compreende mais de 100 mil produtores, dos quais cerca de 80% com até 290 cabeças. Breno Molina reforça que mesmo em um cenário de crise estadual e nacional, é prioridade incentivar a implementação de novas tecnologias de manejo e genética pelos produtores. “Estamos comprometidos com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da pecuária de corte”.

“O Nelore gourmet é uma realidade para vários produtores do Estado que, a partir de ferramentas de avaliação da qualidade de carcaça, descobriram, por exemplo, que uma média de 3 a 5% dos animais do rebanho apresentam bons números de marmoreio (gordura entremeada no músculo da carne), em condições naturais de manejo”, explica o presidente da ACNMT.
Source: Rural

Leave a Reply