Skip to main content

O público-alvo do programa são os pequenos e médios produtores do Nordeste (Foto: Alan Santos/PR)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Castigada pela seca e carente de infraestrutura, a Região Nordeste do Brasil recebeu esta semana uma notícia que deve impulsionar a produção agropecuária local. Em uma cerimônia no Palácio do Planalto, na última terça-feira (1º), a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, lançou o AgroNordeste, plano de ação para desenvolver econômico e socialmente sustentável o meio rural da região. O evento contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro. 

A meta do programa é incrementar a renda dos produtores entre 20% e 50% no médio prazo. As ações planejadas são: ampliar a assistência técnica, o acesso e a diversificação de mercados, fortalecer as organizações de produtores, dar garantia à segurança hídrica e o desenvolvimento de produtos com qualidade e valor agregado.

O plano é um esforço conjunto do governo federal com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar),  o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Banco do Nordeste (BNB) e o Banco do Brasil.

De acodo com o Sebare, aproximadamente 25.602 mil pequenos negócios rurais e urbanos serão contemplados no período de 40 meses. Os segmentos prioritários são: caprinos e ovinos, fruticultura, apicultura, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, avicultura, piscicultura, horticultura, suinocultura, cachaça, mandiocultura, cafeicultura. "Serão abrangidos os nove estados do Nordeste, 59 territórios, 526 municípios, dos quais 229 estão no semiárido nordestino" diz o comunicado da instituição.

O papel do Sebrae será difundir o conhecimento especializado e tecnologias para o fortalecimento técnico de pequenos negócios. "O empreendedorismo será estimulado por meio da identificação de oportunidades nas cadeias, possibilitando a inclusão produtiva do jovem no campo e a valorização de gênero. A disseminação de inteligência estratégica será feita com base no potencial de produção, produtos, mercado, agroindústrias e tendências de consumo. A instituição também se propõe a fortalecer a transformação digital no agronegócio, bem como estimular redes de cooperação", diz.

saiba mais

Agro pede para ser excluído da PEC que extingue a Lei Kandir

Receita com exportação brasileira de suco de laranja cresce 46,3% em setembro

 

 

 

Cada território terá pelo menos um município-polo, que será definido em função do melhor local para execução do projeto. No polo será implantado o Escritório Local de Operações (ELO), que reunirá representantes do Ministério da Agricultura e das entidades parceiras na execução do AgroNordeste. Até 2021, o programa deverá chegar a 30 territórios.

saiba mais

Estoques globais de grãos são revisados para cima

Tereza Cristina reforça aos Brics sustentabilidade da agropecuária

 

As cidades escolhidas foram: Médio Mearim (MA), Alto Médio Canindé (PI), Sertões do Crateús e Inhamuns (CE), Vale do Jaguaribe (CE), Vale do Açu (RN), Cariri Paraíba (PB) e Moxotó (PE), Araripina (PE), Batalha (AL), Sergipana do São Francisco (SE), Irecê e Jacobina (BA), Januária (MG) e Salinas (MG). 

Desenvolvimento do programa

 

 

A escolha dos territórios levou em conta clima, solo, recursos naturais, situação agrária, agropecuária, de infraestrutura e socioeconômica das localidades. O programa foi desenvolvido a partir do estudo das cadeias produtivas que têm relevância socioeconômica e potencial de crescimento na região, identificando os entraves para o seu desenvolvimento e as soluções possíveis.

saiba mais

'Queremos um novo código ambiental estadual', diz governador do RS

'Queremos um novo código ambiental estadual', diz governador do RS

 

Há dois meses, o programa teve início experimental há no território do Cariri Paraibano e Moxotó Pernambucano, regiões que abrangem 39 municípios nos dois estados. A principal atividade produtiva da região é a ovinocaprinocultura.

Nesse período, a equipe técnica entrevistou os criadores para saber quais eram os principais desafios para elevar a renda e a produção. Segundo o diagnóstico, os produtores, por causa da falta de titulação da terra e do Cadastro Ambiental Rural, têm dificuldades em ter acesso a crédito, além de déficit de assistência técnica e de dependência de programas governamentais para venda da produção e dificuldades na comercialização. 
Source: Rural

Leave a Reply