Skip to main content

Em novembro do ano passado, o Olho do Dono venceu a competição de melhor startup da América Latina (Foto: Divulgação)

 

A startup brasileira Olho do Dono, que desenvolveu uma tecnologia para pesar o gado no pasto com câmeras, participará do TechCrunch Disrupt, maior evento de startups do mundo, que acontecerá a partir desta quarta-feira (2/10) e segue até sexta (4/10), no Vale do Sicílio, em São Francisco, na Califórnia.

O empreendimento brasileiro conseguiu o credenciamento para participar do encontro após vencer a 1º TechCrunch Startup Battlefield LATAM, competição de melhor startup da América Latina, em novembro de 2018. O prêmio foi de R$ 25 mil dólares aos vencedores. A competição contou com a participação de mais de 600 startups.

Na TechCrunch Disrupt, a Olho do Dono terá um stand próprio para divulgar o serviço da empresa e o CEO Pedro Henrique Coutinho será um dos palestrantes do evento. “É uma grande honra poder estar no mesmo palco em que grandes ícones e pessoas que admiramos, de um evento que acompanhamos há tempo”, conta o empreendedor, que é  mestre em Ciência da Computação.

Ele e Henrique Dubugras, CEO da Brex, são os únicos brasileiros convidados para subir no palco. Representantes de diversas multinacionais participarão do evento, como a do Google e da Uber, além da presença dos atores de Hollywood que também possuem um pé no empreendedorismo, como Will Smith e Ashton Kutcher.

saiba mais

Campanha contra aftosa em maio consumiu mais de 210 milhões de doses

China habilita mais oito frigoríficos da Argentina

 

 

 

Do problema à inovação

Criada há cinco anos, a Olho do Dono surgiu a partir de um questionamento de um amigo de Pedro Coutinho, que estava com dificuldades em fazer a gestão financeira de uma fazenda de pecuária. O problema era descobrir o preço exato do rebanho. Para isso seria preciso saber o peso de cada animal. “Normalmente, os pecuaristas só pesam [o boi] duas vezes ao ano, porque é um processo muito desgastante”, conta Coutinho.

O CEO da Olho do Dono, Pedro Coutinho, criou uma câmera 3D para pesar bois (Foto: Divulgação)

A partir desse problema, a equipe da startup desenvolveu um serviço que inclui uma câmera 3D portátil, capaz de identificar o peso do gado bovino pela imagem. Basta posicionar o aparelho no pasto e automaticamente a câmera gravará o animal. Segundo estimativas da startup, é possível analisar cerca de 250 bois em 20 minutos – se diminuir a abertura da porteira e ter dois vaqueiros conduzindo a passagem dos animais. No final do processo, a tecnologia realiza relatórios sobre cada boi, inclusive qual animal precisa ganhar peso e se ele está pronto para a venda, entre outras informações.

saiba mais

Varejista de moda H&M suspende compra de couro do Brasil

CNA apresenta ao governo sistema de rastreabilidade animal

 

Ao entrar em contato com outros fazendeiros, Pedro descobriu que o processo de pesagem  era uma questão para o setor todo. Segundo ele, o animal anda quilômetros para chegar até o curral, onde é pesado, e perde muito peso por ficar o dia inteiro sem beber ou comer. “O estresse gerado afeta o metabolismo do boi e demora até uma semana para recuperar o peso perdido”, afirma.

A startup já pesou mais de 20 mil bois em dez estados brasileiros. Recentemente, lançou o programa “Fazendas Inovadoras”, o qual selecionou 12 clientes para serem os primeiros a utilizar essa tecnologia no mundo. Durante o período de um ano, os fazendeiros analisarão o desempenho do produto para que seja lançado para o mercado geral até fevereiro de 2020. 
Source: Rural

Leave a Reply