Skip to main content

Diamante do Gadu, Grande Campeão Nacional Mangalarga (Foto: Divulgação)

 

A 41ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga viveu seu principal momento no sábado (21 de setembro), quando foram eleitos os Grandes Campeões Nacionais de 2019, após dez dias de concorridos julgamentos na pista do Parque José Ruy de Lima Azevedo, em São João da Boa Vista (SP).

O título de Grande Campeão Nacional Cavalo foi conquistado por Diamante do Gadu. O alazão, exposto por Jorge Eduardo Beira e proveniente da seleção de Guilherme Pompeu Piza Saad, superou outros 53 machos adultos para incluir seu nome de forma definitiva no troféu transitório dr. Eduardo B. Marchi.

Na avaliação do criador Guilherme Saad, a premiação obtida por Diamante do Gadu representa a realização de um sonho. “Eu sempre tive esse desejo de tentar criar cavalos com a minha marca, projetando os acasalamentos e vendo esses animais nascerem, então acredito que esta é a maior emoção que um criador pode ter. O Diamante é um animal que nasceu com uma luz especial, desde potrinho é a nossa paixão, e justamente por isso recebeu um nome tão especial. Entretanto, é importante destacar que esse prêmio é resultado do trabalho intenso de toda a nossa equipe, que conseguiu tornar esse sonho realidade.”

saiba mais

O agro tem vocação para o crescimento

Gerar Corte comemora 6,7 milhões de dados de IATF

 

A 41ª Expo Nacional consagrou também a fêmea Gabriela ACF. Exposta por Jorge Eduardo Beira e proveniente da seleção de Antonio Carlos Ferreira, a alazã superou 110 concorrentes para sagrar-se Grande Campeã Nacional Égua, registrando assim seu nome no troféu transitório José Oswaldo Junqueira. Antes disso, mostrando toda a sua versatilidade, Gabriela já havia sido eleita Grande Campeã Nacional Égua de Marcha.

Promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga, em parceria com a Sociedade Sanjoanense de Esportes Hípicos, a 41ª Exposição Nacional contou com a participação de 120 expositores das mais diferentes partes do país, responsáveis pela apresentação em pista de cerca de 450 animais.

Bem estar do cavalo

Foi muitas horas dedicadas ao bem estar animal.  O Dia de Campo promovido pelo Haras das 8 Virtudes, em Amparo (SP), celebrou os 15 anos da criação focada no bem estar dos cavalos e reuniu 50 pessoas de vários Estados, que acompanharam 6 especialistas que abordaram temas inerentes às funções desempenhadas pelos cavalos em suas atividades.

De acordo com o anfitrião, Ricardo Bacellar, a programação foi ampla, abordando da criação ao desempenho funcional. “Apresentamos os cavalos se desempenhando a contento nas 3 funções inerentes ao ambiente rural: equitação de trabalho, cavalgada/viagem a cavalo e lida com o gado.”

saiba mais

Entenda por que o mercado de sêmen bovino cresce dois dígitos no Brasil

Rally da Pecuária 2019 vence 50 mil quilômetros e registra recorde de produtividade

 

Perfume de mulher

O Donna – Pulso de Mulher, realizado na Fazenda Nova Conceição, em Campo Limpo de Goiás, recebeu 100 delas, entre pecuaristas, agricultoras, empresárias, analistas, veterinárias e etc. “Não havia mais vagas disponíveis, enquanto novos pedidos para participação chegavam”, afirma Consolata Piastrella, proprietária da Piastrella Rastreabilidade Animal, de Goiânia (GO), promotora do evento.

Além de palestras, debates, painéis,  apresentação de experiências vitoriosas de mulheres que, por exemplo, conduzem fazendas gigantescas e altamente tecnologizadas, ou então comandam indústrias, o Donna tem um diferencial em relação a outras promoções do universo feminino: a valorização da beleza e do bem-estar.

Assim, se negócios, sucessão no campo, mercado brasileiro e internacional e tecnologia constavam da programação, música, vinho, degustação de carne e de cinco tipos de cafés finos, ofereceram um tom festivo e de comemoração ao Donna.

Uma das palestras bastante concorrida foi conduzida por Liege Nogueira, diretora executiva da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec).

saiba mais

Conversa com um dos pioneiros do melhoramento genético

Vendas de sêmen bovino crescem 19,1% no primeiro semestre

 

Asbia tem novo presidente

A Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA) tem novo presidente. É Márcio Nery, que substituiu o posto ocupado por três anos por Sérgio Saud, diretor executivo da Genex Brasil.

Márcio Nery é engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa e atua como Diretor Geral da ABS Pecplan, de Uberaba (MG) há 12 anos. Nery também já tem grande familiaridade com o trabalho desenvolvido pela Asbia, pois ocupava a diretoria da associação.

Ele, que comanda a Asbia pelo triênio 2019/2022,  quer impulsionar o mercado internacional para a genética brasileira.

Grife Di Genio

A Nelore Di Genio, de Pereira Barreto (SP), referência em melhoramento e seleção do nelore, faturou R$ 900 mil no leilão Logan e Landau, realizado quarta-feira última, dia 25, em Uberaba (MG).

Foram vendidos 31 lotes com a genética dos dois touros renomados. Foram filhos, embriões e prenhezes.
Source: Rural

Leave a Reply