Skip to main content

Um dos destaques que mais teve alta de preços foi a banana nanica, com 95,14% (Foto: Thinkstock)

 

O Índice de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) registrou alta de 1,83% na segunda quadrissemana do mês de setembro em comparação com igual período de agosto. Separado por grupos de produtos, o IqPR-V (grupo de produtos de origem vegetal) e o IqPR-A (produtos de origem animal) apresentaram altas respectivas de 2,37% e 0,40%, informam os pesquisadores Danton Leonel de Camargo Bini e Eder Pinatti, do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura de São Paulo.

saiba mais

Estoques globais de grãos são revisados para cima

Superávit na balança do agronegócio de SP cai 15,7% no acumulado até agosto

 

Quando a cana-de-açúcar (que teve queda de 0,43% na segunda semana de setembro) é excluída do cálculo do índice na ponderação dos produtos, as altas do IqPR e do IqPR-V (sem cana) alcançaram valores porcentuais maiores, de 3,53% e 6,44%, respectivamente. Nove produtos que compõem o IqPR apresentaram alta na segunda semana do mês de setembro em relação à segunda semana de agosto.

Analisando os produtos que mais tiveram alta de preços entre a segunda semana de setembro e a segunda semana de agosto, foram destaque: banana nanica (95,14%), soja (7,53%) e feijão (3,82%). Outros nove produtos apresentaram quedas nesse intervalo, com destaque para tomate para mesa (-35,46%) e carne suína (-5,39%). A carne de frango não apresentou variação no intervalo analisado.
Source: Rural

Leave a Reply