Skip to main content

A Aprosoja-GO alerta que o produtor espere a chuva chegar e acumular pelo menos 50 mm de água no solo para plantar (Foto: Globo Rural)

 

O plantio de soja 2019/20 em Goiás pode ser iniciado quarta-feira (25), após o fim do vazio sanitário. Mesmo sem chuva neste momento, a expectativa é de "um bom plantio", segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), Adriano Barzotto.

"Algumas regiões vão começar a receber chuvas no final da 1ª quinzena de outubro, então vai atrasar um pouco o início do plantio, mas a gente espera que seja um plantio normal, com resultados satisfatórios", disse em nota.

saiba mais

Aprosoja lança plataforma para produtor gerenciar riscos climáticos

Estudo do Cesb mostra potencial de crescimento da cultura de soja no Brasil

 

A Aprosoja-GO espera que a área semeada com soja cresça 2,15%, para 3,55 milhões de hectares, com produção de 11,55 milhões de toneladas. A Aprosoja-GO alerta que o produtor deve esperar a chuva chegar e acumular pelo menos 50 mm de água no solo para plantar. "Não é momento de se apavorar, pois se houver qualquer atraso, o produtor de maneira geral tem maquinário suficiente para plantar rápido", ressalta Barzotto.

"Plantar com umidade baixa é mais um risco para um ano em que nós estamos com as margens muito apertadas", completa. Até o ano passado os goianos iniciavam o plantio em 1º de outubro, mas a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) antecipou a data." A alteração em Goiás veio principalmente após a alteração no vazio sanitário de Minas Gerais, que liberou a semeadura a partir de 16 de setembro, mesmo prazo anteriormente definido por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul", explica a entidade.

saiba mais

Austrália quer atrair produtores e empresários brasileiros

Santa Catarina deve colher 3,73% mais soja

 

"A medida aumentou o receio de isolamento dos produtores das regiões goianas que fazem fronteira com esses Estados, o que exigiu uma nova discussão sobre o tema, que há anos era objeto de debates entre produtores, entidades e pesquisadores." Ainda de acordo com a Aprosoja-GO, a medida evita o alongamento indesejado da janela de plantio, que poderia gerar pressão da ferrugem asiática sobre lavouras tardias.

E mesmo pequena, a antecipação favorece a cultura do algodão safrinha, que precisa ser plantada precocemente (após a colheita da soja, dentro do mês de janeiro) para se obter melhor qualidade da fibra.
Source: Rural

Leave a Reply