Skip to main content

Carneiro hidráulico (Foto: Divulgação)

 

Sem um custo alto e com a ajuda de uma bomba de carneiro, pois não temos energia, gostaria de saber como aproveitar a água que brota do chão de nossa chácara cavando apenas 30 centímetros, e usá-la para irrigar um terreno a 2 metros.
Tatiane Ribeiro, via Facebook.

O carneiro hidráulico é uma bomba de elevação de água que pode ser construída na propriedade com materiais baratos. Tem funcionamento automático, sem necessidade de eletricidade ou de combustível, utilizando a própria água no mecanismo de elevação dela de um ponto inferior a outro superior. Para isso, é necessário que a queda d’água tenha entre 0,5 a 12 metros de altura e a distância, entre a captação até o carneiro, de cinco a 12 vezes a medida do desnível no local, que deve ser de 1,5 a 9 metros. Quanto maior o desnível, maior a pressão e a velocidade da água obtida. Alguns especialistas calculam que a elevação varia de duas a oito vezes o desnível, dependendo da relação de diâmetros entre o tubo de elevação e o de saída.

saiba mais

Conheça a cobra papa-ovo

Saiba identificar a diferença entre o funcho e a erva-doce

 

A vazão fornecida do sistema (q) depende da vazão de entrada (Q), do desnível (h), da altura de elevação (H) e do rendimento (r), segundo a equação: q = r.Q.h/H. O rendimento varia entre 30% e 60%, de acordo com a construção do carneiro. O diâmetro do tubo de saída deve ser de 1/3 a ½ do tubo de alimentação e, para evitar o desgaste precoce da válvula, é preciso ajustar o carneiro para proporcionar de 60 a 80 golpes por minuto.

Tanto o tubo de alimentação quanto o de saída devem ser retos e rígidos, para diminuir a perda de pressão e, consequentemente, aumentar o rendimento da máquina. O tubo de alimentação instalado na fonte, que irá fornecer água para o carneiro, deve ficar submerso no mínimo 30 centímetros para impedir a entrada de ar. Se contar com uma tela na “boca”, barrará o acesso de materiais prejudiciais ao sistema. O serviço de extensão rural do município pode oferecer mais orientações para a instalação do equipamento.

Consultor: Silvio Tavares, pesquisador da Embrapa Solos. Rua Jardim Botânico, 1024. Jardim Botânico, Rio de Janeiro (RJ). CEP: 22460-000. Tel: (21) 2179-4500. www.embrapa.br/fale-conosco
Source: Rural

Leave a Reply