Skip to main content

Atualmente existem 950 cooperativas de crédito no País, mas apenas 9 emitem LF para composição de capital (Foto: Public Domain/ Creative Commons)

 

O chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central, João André Pereira, explicou que o Conselho Monetário Nacional (CMN) permitiu, em resolução desta quinta-feira, que as cooperativas de crédito passem a emitir Letras Financeiras (LF) como forma de elevar sua captação.

"As cooperativas podiam emitir LF apenas para compor seu capital. Agora, também vão poder emitir a LF comum, que não é específica (para composição de capital)", explicou. "A LF é um instrumento de captação bancária, mais estável, de mais longo prazo, um instrumento específico de instituição bancária", acrescentou.

saiba mais

Mercado financeiro espera por menos inflação para este ano

PIB da agropecuária no 2º tri supera expectativa, mas é frustrante, diz CNA

 

De acordo com Pereira, o objetivo é permitir a evolução do segmento de cooperativas, por meio de mais instrumentos de captação. Recentemente, o CMN já havia editado norma permitindo captação de recursos, pelas cooperativas, por meio da poupança rural. Pereira explicou ainda que a cooperativa poderá emitir a LF apenas para seus próprios cooperados. O tíquete mínimo é de R$ 50 mil e o prazo mínimo é de 24 meses.

Atualmente, segundo ele, existem 950 cooperativas de crédito no País, mas apenas 9 emitem LF para composição de capital. Agora, com a possibilidade de emissão para fins de captação de recursos, a expectativa é de que o número de cooperativas e o volume captação cresçam gradativamente.

"O aumento de captação não deve ser um grande movimento, uma grande ruptura. Deve ser paulatino. É apenas mais uma opção, dentro das operações que já oferece", pontuou. "Não podemos precisar o quanto, mas haverá melhora para a captação para este segmento."

Você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply