Skip to main content

Demand aquecida e baixo excedente são apontados como causas da atual valorização da soja no Brasil (Foto: Divulgação)

 

O mês de agosto tem sido de forte valorização da soja brasileira, como apontam os indicadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). As referências medidas pela instituição acumularam altas superiores a 10% até a última sexta-feira (23/8), movimento atribuído pelos pesquisadores à demanda aquecidas, variação cambial e baixo excedente no Brasil.

A referência medida pela instituição com base no corredor de exportação de Paranaguá (PR) fechou a última sexta-feira (23/8) cotada a R$ 87,43 a saca de 60 quilos, aumento de 13,12% ao longo do mês. Já a referência baseada nos negócios realizado no Estado do Paraná encerrou a semana passada cotada a R$ 80,93, uma valorização acumulada de 11,86% em agosto.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (26/8), o Cepea afirma que os níveis atuais são os maiores do ano. Mesmo quando se considera valor reais, cujo cálculo é feito na instituição descontando-se o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

saiba mais

Aprosoja Brasil condena queimadas e diz que também ameaçam produtor

Indústria de soja é firme no compromisso com sustentabilidade, diz Abiove

 

Os pesquisadores avaliam que a situação está levando sojicultores brasileiros a uma postura retraída no mercado. Os produtores estariam em compasso de espera por novas altas de preço.

“Esses agentes também estão atentos à redução da relação estoque/consumo final nesta temporada nacional (2018/19), que deve ser a menor das últimas três safras, conforme dados do USDA, e ao maior custo das aquisições de insumos – especialmente de fertilizantes – para a da safra 2019/20”, diz o Cepea, em nota.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

 
Source: Rural

Leave a Reply