Skip to main content

 

  As tropas federais, anunciadas ontem pelo presidente Jair Bolsonaro para combater o desmatamento da Amazônia, ainda não chegaram ao munícipio de Altamira, no Pará, onde a equipe da revista GLOBO RURAL flagrou focos de queimadas na mata na manhã deste sábado.

Galeria traz imagens feitas pela equipe na manhã deste sábado

Pelos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), Altamira é o munícipio com maior número de focos de queimadas e também alertas de desmatamento do país. Os repórteres Ivaci Matias e Emiliano Capozoli (fotógrafo) relatam que na semana passada foram detectados mais de 400 focos de incêndio e a floresta continua em chamas.

Hoje pela manhã, o presidente Bolsonaro disse aos jornalistas que a não é a floresta que está pegando fogo, mas as áreas desmatadas. Em 2019, em comparação com o mesmo período de 2018, houve um aumento de 82% no número de queimadas no país. A queimada costuma seguir o rastro do desmatamento. Primeiro se desmata, corta-se as árvores de maior valor e depois se queima para plantar as pastagens.

saiba mais

Tempo seco favorece fogo na Amazônia

Macron se opõe ao acordo Mercosul-UE por questão ambiental

Monitoramento da NASA mostra aumento de queimadas em Rondônia e no Amazonas

 
Source: Rural

Leave a Reply