Skip to main content

"Imagina se tivermos que fazer o licenciamento ambiental da 6,1 milhões de propriedades", disse Valdir Colatto ao defender o licenciamento automático para produtores rurais que fiserem o CAR (Foto: Vinicius Loures/Agência Câmara)

 

O diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), o ex-deputado Valdir Colatto, manifestou apoio, nesta quinta-feira (22/8), à concessão de licenças ambientais automáticas para proprietários rurais que tenham feito o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A medida está prevista no projeto de lei que muda as regras de licenciamento no Brasil, que foi debatido nesta quinta-feira (22/8).

Para Colatto, propriedades que aderiram ao CAR e não tiverem passivos ambientais a regularizar devem receber as licenças de forma automática. A avaliação seria feita de forma automatizada. “Imagina se tivermos que fazer a licença ambiental para as 6,1 milhões de  propriedades, se tivermos que fazer a análise individualizada, não vamos conseguir fazer”, disse, segundo divulgou a Agência Câmara.

saiba mais

Cadastro Ambiental Rural passa a ser obrigatório na declaração do ITR

País cadastrou na base do CAR 527,607 milhões de hectares até 31 de julho

 

De acordo com Valdir Colatto, o Serviço Florestal Brasileiro estima que 11% dos proprietários rurais do Brasil ainda não aderiram ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). No Congresso Nacional, está em análise a Medida Provisória 844, que acaba com o prazo de inclusão das informações no sistema. O prazo regulamentar terminou no dia 31 de dezembro de 2018.

Valdir Colatto disse ainda que o governo trabalha para estimular o plantio de florestas no Brasil. Segundo ele, o Brasil planta apenas 1% de florestas, mas 94% da madeira comercializada no país vêm desse tipo de atividade.

Você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply