Skip to main content

Navio Bavand, carregado com 48 mil toneladas de milho, seguirá viagem rumo ao Irã assim que estiver reabastecido (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

 

Os dois navios iranianos que estão desde junho no Porto de Paranaguá (PR), devem seguir viagem neste fim de semana, depois que uma decisão judicial obrigou que fossem abastecidas. A informação é da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), responsável pelo terminal.

O MV Bavand seguirá para o porto de Bandar Imam Khomeini e receberá 1,3 mil toneladas de combustível. O navio está carregado com 48 mil toneladas de milho. O Termeh, que está vazio, receberá 600 toneladas e irá para Imbituba (SC).

+ Safrinha de milho deve ser de 10,12 milhões de t em Mato Grosso do Sul
+ Greve foi debelada, mas continuamos a trabalhar pelos caminhoneiros, diz Bolsonaro

Em comunicado, autarquia informa que só uma empresa presta serviço de abastecimento para a Petrobras no terminal. O trabalho é feito por sete marinheiros, em área segura, com águas mais calmas, e com barreiras de contenção para evitar o derramamento de combustível no mar. Em média, a empresa abastece entre 50 e 90 navios por mês.

O impasse relacionado às duas embarcações está relacionado às sanções dos Estados Unidos ao Irã. A Petrobras se recusava a abastecê-las sob o argumento de que pertenciam a empresas iranianas sancionadas pelos americanos e que, portanto, poderia ser penalizada. O Irã, maior destino do milho brasileiro, ameaçou suspender importações. A questão só foi resolvida pelo presidente do Supremo, Dias Toffoli, que mandou reabastecer os navios.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply