Skip to main content

Retomada na produção do Brasil e dos Estados Unidos levará a aumento do volume global de laranja (Foto: Unsplash/Creative Commons)

 

A retomada da produção de laranjas do Brasil e dos Estados Unidos na safra 2018/2019 lidera o crescimento da oferta global da fruta e, consequentemente, de suco. É a avaliação feita pelo Departamento de Agricultura americano (USDA, na sigla em inglês), que divulgou, nesta quinta-feira (25/7), um relatório sobre a produção e o comércio global.

Os técnicos avaliam que o clima foi favorável ao desenvolvimento dos laranjais dos dois países. Para o Hemisfério Norte, o USDA considera o ano-safra de novembro de um ano a outubro do seguinte. No caso da safra brasileira, o calendário vai de julho de um ano até junho do seguinte.

A retomada das colheitas brasileira e americana da fruta deve ser determinante para a produção global chegar a 54,3 milhões de toneladas, 6,3 milhões a mais que no ciclo anterior e um revisão para cima em relação ao relatório de fevereiro, quando a estimativa era de 51,7 milhões de toneladas.

+ Receita com exportação de suco de laranja cai 40,5%
+ Acordo Mercosul-UE pode até zerar tarifas sobre suco de laranja, diz CitrusBr

No Brasil, o ciclo 2018/2019 é estimado em 20,2 milhões de toneladas, 26% maior que 2017/2018. A estimativa anterior, de fevereiro, era de 17,7 milhões. Para os Estados Unidos, é estimado um volume de 4,8 milhões de toneladas, alta é de 36% na mesma comparação, mas uma revisão para baixo em relação a fevereiro, quando os técnicos do USDA acreditavam em 5,02 milhões.

“Com o retorno da normalidade climática na Flórida, a produção está se recuperando das perdas causadas pelo Furacão Irma na safra 2017/2018”, dizem os técnicos, no relatório. “A produção prevista para o Brasil é maior com o clima resultando em excelente florescimento e frutificação”, acrescentam.

O USDA acredita também em safra maior de laranjas em países como Egito (3,4 milhões de toneladas), Marrocos (1,18 milhão) e África do Sul (1,6 milhão). Estima ainda crescimento da produção na União Europeia (6,52 milhões). Já no México (4,63 milhões) e na Turquia (1,9 milhão), a expectativa é de estabilidade.

Na China, a produção da fruta deve ter uma leve queda (7,2 milhões de toneladas) em comparação com os volumes registrados na safra anterior, por conta do clima desfavorável ao desenvolvimento dos laranjais.

(Dados: USDA)

 

 

Suco

Com a produção global crescendo, a expectativa dos técnicos é de um volume 36% maior de suco de laranja no mercado global no ciclo 2018/2019, chegando a 2,16 milhões de toneladas, revisando para cima a estimativa anterior, de 1,98 milhão de toneladas. Mantido esse quadro, a produção cresceria bem mais que o consumo, gerando excesso de oferta da commodity.

“A previsão é de um salto na produção global de suco de laranja, com o aumento de produção de laranja no Brasil e nos Estados Unidos levando a um forte crescimento das frutas para processamento. O consumo, as exportações e os estoques devem ser maiores”, avalia o USDA, no relatório.

A produção norte-americana de suco de laranja deve ser de 327 mil toneladas, um aumento de 75% em relação à safra 2017/2018 e estabilidade em relação à estimativa anterior, de fevereiro. No Brasil, a previsão é de crescer 39% para 1,39 milhão de toneladas. Cinco meses atrás, eram estimados 1,23 milhão.

A estimativa do USDA para as exportações globais de suco foi levemente revisada para cima, de 1,57 milhão em fevereiro para 1,59 milhão nesta quinta-feira. O Brasil deve responder por 75% do volume da commodity comercializado internacionalmente. Na avaliação dos técnicos do governo americano, os embarques devem ser de 1,21 milhão de toneladas.

Para o Hemisfério Norte, o ciclo considerado pelos técnicos vai de outubro de um ano a setembro do outro. No caso do Brasil, o calendário-safra considerado também é de julho de um ano a junho do seguinte. (veja tabelas)

(Dados: USDA)

 

(Dados: USDA)

 

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply