Skip to main content

Queijo deve ser um dos produtos beneficiados pela liberação do mercado chinês (Foto: Ministério da Agricultura)

O Ministério da Agricultura anunciou, nesta terça-feira (23/7), a liberação das primeiras exportações de lácteos do Brasil para a China. Foram habilitados 24 estabelecimentos brasileiros para exportação de produtos como queijo e leite em pó, informou a pasta, em comunicado oficial.

“Acho que é uma notícia excepcional para o setor leiteiro que passa por um momento muito difícil, sem esperança. E isso traz esperança para a indústria de leite", comemorou a ministra Tereza Cristina, na nota. “O Brasil sempre quis ter acesso ao mercado chinês, para poder tirar o produto do Brasil, melhorando, inclusive o preço dos produtores brasileiros”, acrescentou.

De acordo com a ministra, a certificação de exportação estava aprovada desde 2007, mas faltavam as habilitações. No início do ano, o governo brasileiro havia enviado para as autoridades chinesas pedidos de 24 habilitações de unidades exportadoras.

+ Acordo Mercosul-UE preocupa o setor do leite, diz Tereza Cristina
+ Conheça os queijos brasileiros premiados na França

No comunicado, Tereza Cristina destaca que o Brasil produz cerca de 600 milhões de toneladas de leite. A China, maior importador global, compra de outros países cerca de 800 milhões de toneladas.

"Queijos brasileiros poderão ser exportados e, com isso, regulamentar o mercado de leite brasileiro”, disse ela, na nota. Atualmente, há 1,2 milhão de produtores de leite no Brasil.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply