Plantio: aumento nos custos, principalmente de adubos e corretivos de solo, pesaram contra o setor. (Foto: Sergio Ranalli/Ed. Globo)
O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro recuou 0,05% no acumulado de janeiro a abril, informaram, em nota, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP).
Já especificamente em relação ao mês de abril, houve um leve avanço de 0,04% ante igual mês de 2018.De acordo com a CNA, o resultado tanto do primeiro quadrimestre quanto de abril foi puxado principalmente pela alta de 19,9% nos preços dos fertilizantes e corretivos de solo e pela elevação de 11% no valor das rações para animais.
+ Fome atinge 820 milhões de pessoas no mundo, diz novo estudo da ONU
"Esta alta contribuiu para o bom desempenho do segmento de insumos, que cresceu 1,64% no mês e 5,26% no quadrimestre", diz a nota.Por outro lado, o aumento dos custos de produção provocado pela subida dos preços dos insumos comprometeu a renda do segmento primário, com queda de 0,86% em abril e de 1,62% no acumulado.
Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural