Skip to main content

Condições de estresse ou presença de material atrativo na madeira, como açúcar, também podem motivar o fenômeno (Foto: Agência Brasil)

 

O gado da criação de um amigo está comendo a casca dos troncos de mognos africanos que, há três anos, faz parte de um plantio consorciado com capim em sua propriedade. Como ele pode evitar que os animais continuem a danificar as árvores?
Medeiro Altair, via Facebook.

+ GR Responde: peixe tem dente?

O ato de comer algo que não faz parte do hábito normal da alimentação animal é chamado de alotrafagia ou apetite depravado. O transtorno pode ocorrer mesmo em condições adequadas de pastagens e suplementação, mas é possível que a causa esteja associada à algum problema nutricional, que pode ser deficiência de um mineral ou desequilíbrio na relação entre os nutrientes, por exemplo. Condições de estresse ou presença de material atrativo na madeira, como açúcar, também podem motivar o fenômeno.

+ Hibiscos tem boa produtividade na maior parte do país
+ Poda e adubação são necessidades básicas para a qualidade da videira

A rotação de pastagens é uma opção para reduzir a ingestão das cascas das árvores pelo gado. Contudo, é difícil interromper o hábito enquanto os animais se mantêm no mesmo local. Recomenda-se atenção especial aos bovinos jovens, que estão em crescimento e passando pelo processo da desmama, da transformação do trato digestivo e da readaptação à uma dieta mais fibrosa.

Consultor: Luiz Orcirio Fialho de Oliveira, pesquisador de nutrição animal da Embrapa Gado de Corte. Av. Rádio Maia, 830. Zona Rural, Campo Grande (MS). CEP: 79106-550. Tel: (67) 3368-2000. www.embrapa.br/fale-conosco

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply