Skip to main content

Bolsonaro defendia mudanças nos procedimentos do Ibama desde a campanha eleitoral (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

 

O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender as mudanças feitas pelo seu governo na estrutura do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Na transmissão semanal ao vivo pela internet, na quinta-feira (11/7), ele disse que as mudanças visam reduzir o que chamou de abusos e ampliar também o caráter educativo das ações de fiscalização do órgão ambiental.

“O cara já chegava com uma caneta em cada mão, aplicando multas astronômicas. Colocamos um ponto final nisso”, disse o presidente, afirmando que as multas aplicadas pelo Ibama caíram no começo do ano e tendem a cair mais. “Não queremos passar a mão na cabeça de ninguém. Mas o contato inicial tem que ser para esclarecer, informar e não chegar multando”, acrescentou.

+ Mudanças na pensão por morte preocupam na Reforma da Previdência

Bolsonaro defendia mudanças nos procedimentos do Ibama desde a campanha eleitoral. Era recorrente seu discurso contra o que chamava de indústria de multas. Ele mesmo chegou a ser multado por pesca irregular em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, mas a sanção foi cancelada neste ano.

A política ambiental do atual governo vem sendo alvo de críticas de especialistas e entidades ligadas à questão ambiental. Mas o governo afirma que está preocupado com conservação do meio ambiente. “Queremos preservar o meio ambiente, mas queremos fazer um casamento com o desenvolvimento”, reiterou o presidente na transmissão via internet, na quinta-feira (11/7).

+ Brasil e Paraguai firmam memorando de entendimento sobre área animal e vegetal

Bolsonaro mencionou a gestão do Ibama ao fazer um paralelo com Medida Provisória da chamada Liberdade Econômica, em discussão no Congresso Nacional. O texto prevê redução da burocracia para empreendedores e que as ações de fiscalização façam, em um primeiro momento, um trabalho educacional.

“O estado passará a ser educativo, não punitivo, no primeiro contato com os fiscais”, disse, ao lado do presidente, o deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), relator da proposta da Liberdade Econômica na Comissão Especial, que participou da transmissão ao lado do presidente da República.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply