Skip to main content

De acordo com a CitrusBr, as tarifas médias para a entrada do suco de laranja brasileiro no mercado europeu variam de 12,5% a 15% (Foto: Pexels/Creative Commons)

 

O acordo comercial Mercosul-União Europeia atende a demanda da indústria de suco de laranja e abre espaço para que as empresas adotem novas estratégias de acesso ao mercado europeu. A avaliação foi feita em nota oficial pela Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBr), que reúne as maiores indústrias de suco de laranja do país.

+ O que o agronegócio brasileiro ganha com o acordo entre Mercosul e EU

De acordo com a CitrusBr, as tarifas médias para a entrada do suco de laranja brasileiro no mercado europeu variam de 12,5% a 15%, a depender do produto.

+ Mercosul e União Europeia fecham acordo histórico de livre comércio

“A retirada completa ou parcial melhora a competitividade do suco de laranja em relação a concorrentes como o México, que nos últimos anos conseguiu firmar bons acordos comerciais e aumentou sua participação no mercado mundial de forma significativa”, disse, em nota, o diretor executivo da entidade, Ibiapaba Netto, em nota oficial.

+ Suco de laranja: safra maior no Brasil deve puxar recuperação do estoque

O acordo, assinado por representantes dos países dos dois blocos, prevê alterações de tarifas sobre diversos produtos, que podem chegar a zero em um período de até dez anos, a partir da entrada em vigor do acordo entre os dois blocos.

“A CitrusBR, em nome de suas empresas associadas, reconhece o esforço das autoridades envolvidas e deseja que a tramitação da aprovação deste histórico acordo aconteça com a maior celeridade por parte dos países membros.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

 
Source: Rural

Leave a Reply