Skip to main content

Quando a cana-de-açúcar (que teve alta de 2,61%) é excluída do cálculo do índice na ponderação dos produtos, a queda do IqPR alcança um porcentual maior, de -3,43%; já o IqPR-V sem cana teve queda de -6,83% (Foto: Getty Images)

 

O Índice de Preços Recebidos pela agropecuária paulista (IqPR) registrou queda de 0,72% na segunda quadrissemana de junho. Separado por grupos de produtos, o IqPR-V (grupo de produtos de origem vegetal) e o IqPR-A (produtos de origem animal) caíram, respectivamente 0,69% e 0,80%. O levantamento é dos pesquisadores Danton Leonel de Camargo Bini e Eder Pinatti, do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Quando a cana-de-açúcar (que teve alta de 2,61%) é excluída do cálculo do índice na ponderação dos produtos, a queda do IqPR alcança um porcentual maior, de -3,43%. Já o IqPR-V sem cana teve queda de -6,83%. Sete produtos que compõem o IqPR apresentaram alta na segunda semana do mês de junho em relação à segunda semana de maio. Destacaram-se nesse intervalo: arroz (10,32%) e carne suína (9,91%).

+ Valor bruto da produção agropecuária deve atingir R$ 604 bi em 2019, diz CNA
+ Moro diz que governo tem dever de proteger a agropecuária

Analisando os produtos que mais tiveram queda de preço entre a segunda semana de junho e a segunda semana de maio, observam-se: banana nanica (34,23%), laranja para mesa (26,24%) e feijão (25,11%).

Do conjunto analisado, 7 produtos apresentaram alta de preços (4 de origem vegetal e 3 de animal) e 12 tiveram queda (9 de origem vegetal e 3 de animal).

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

 
Source: Rural

Leave a Reply