Segundo comunicado da Friboi, o modal ferroviário já corresponde a cerca de 30% do total enviado para outros países (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)
A Friboi, unidade de negócios de carne bovina da JBS, registrou em maio recorde no transporte do produto congelado via modal ferroviário. Conforme a área logística da empresa, foram movimentados 80% mais contêineres de exportação na comparação com o mesmo mês do ano passado.
+ Sêmen da raça araguaia começa a ser vendido no mercado
No acumulado do ano, quando comparado ao mesmo período de 2018, o crescimento é de 50% no número de contêineres transportados via esse modal para os portos de Cambé (PR) e Rondonópolis (MT). Segundo comunicado da Friboi, o modal ferroviário já corresponde a cerca de 30% do total enviado para outros países. O objetivo da companhia é aumentar em mais de 40% o volume transportado nesse modal em 2019 em relação ao verificado no ano anterior.
+ Argentina inicia exportação de carne bovina resfriada para China
A ferrovia se tornou uma opção economicamente viável, além de ser mais sustentável por causa da redução na emissão de poluentes, diz a Friboi. Com alternativas de transporte, inclusive o ferroviário, a unidade de negócios tem reduzido as emissões de poluentes. De janeiro de 2018 a maio de 2019, somente com o uso de trens, a diminuição de emissões é equivalente a 1.652 voltas ao mundo de carro ou a 5.092 carros rodando por um ano.
Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural