Tereza Cristina: ministra está negociando com europeus as cotas para exportações de frango e outros produtos. (Foto: Guilherme Martimon/MAPA)
As negociações entre o Mercosul e a União Europeia estão na reta final, disse hoje (27/6) Ricardo Santin, vice-presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que acompanha as reuniões em Bruxelas, na Bélgica. A ministra Tereza Cristina, da Agricultura, está acertando termos específicos do acordo no que diz respeito a produtos como frango, açúcar e etanol, insumos sensíveis nas negociações com os europeus. “Deve ser estabelecida uma cota para a venda de frango”, diz Santin. “Estamos satisfeitos com o rumo das negociações, que parece bastante positivo”, afirma. A ABPA acredita que o acordo pode ser fechado entre quinta e sexta (28/6).
+ Canadá investiga certificados falsos de exportação de carnes
A consultora especializada em comércio e processos reguladores da União Europeia Emily Rees, da Trade Stategies, com sede em Bruxelas, que assessora a União Europeia nas negociações, também revelou otimismo. “Há uma disposição muito favorável tanto dos países do Mercosul como da União Europeia para a assinatura de um acordo”, diz. As negociações técnicas aconteceram na semana passada. Nos últimos dias, ministros de relações exteriores e de agricultura, entre outros órgãos de governo do bloco europeu e sul-americano, têm se reunido a portas fechadas para tratar das especificidades da liberalização comercial, como as regras para a exportação de bens industriais e itens agrícolas.
Cadeia do frango é uma das que mais tem expectativa sobre acordo com os europeus.(Foto: Fabiano Accorsi/Ed. Globo)
A ministra Tereza Cristina, da agricultura, viajou para Bruxelas na terça-feira (25/6). Ontem, quarta-feira (26/6), ela se encontrou com o comissário Vytenis Andriukaitis, da Direção-Geral de Saúde e Segurança de Alimentos da Comissão Europeia, e com o comissário para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan.
+ Suspensão de compra de carne suína do Canadá pela China pode beneficiar EUA
Hoje continuam as reuniões da ministra com representantes da Comissão Europeia. O chanceler Ernesto Araújo também participa das negociações de alto escalão. Ele embarcou para a Bélgica na terça-feira e deve voltar ao Brasil amanhã (28/6) à noite.
Negócio de 20 anos
As negociações entre o Mercosul e a União Europeia começaram há vinte anos, com algumas paradas e momentos de vai-e-vem. Em 2004, os dois blocos estiveram perto de fechar um acordo. As conversas foram retomadas em 2010. Nos últimos meses, ganharam um impulso. “O Brasil passou a enviar sinais de maior estabilidade econômica e política, com as reformas da Previdência e tributária”, diz Santin. Do lado argentino, Mauricio Macri não esconde o interesse em assinar o acordo, que pode ser usado como capital poítico nas eleições presidenciais de outubro deste ano.
+ Comissão no Senado aprova posse de armas dentro de fazendas
“Trata-se de um momento histórico”, diz Rees. “Se chegarmos a um termo final, vamos enviar um sinal importante ao mundo, de liberalização econômica e de aproximação entre blocos”, afirma. O espaço de livre comércio atenderá cerca de 770 milhões de consumidores, dos dois lados do Atlântico, e um PIB de 18 bilhões de euros.
Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural