Skip to main content

Ministros da Agricultura do Brasil e da China se reuniram, em Roma, capital da Itália (Foto: Mapa)

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, reuniu-se, nesta sexta-feira (21/6), com o ministro da Agricultura e Assuntos Rurais da China, Han Changfu, e reafirmou o compromisso do Brasil de trabalhar pela eleição do candidato chinês Qu Dongyu à direção geral da FAO. A votação está marcada para este domingo (23/6), na 41ª Conferência do órgão das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, na sede da instituição, em Roma, na Itália.

"Só se ganha uma eleição quando se conta o último voto. Vamos trabalhar juntos", disse a ministra, de acordo com divulgação oficial do Ministério da Agricultura (Mapa).

Brasil, Argentina e Uruguai manifestaram oficialmente o apoio conjunto a Dongyu. Ainda conforme o Mapa, Tereza Cristina reconhece que Brasil e China têm muitos assuntos pendentes na pauta agrícola. E avalia que a eleição na FAO, com suporte do Brasil ao representante chinês, aumenta a cooperação bilateral.

+ Ministra Tereza Cristina participa de Conferência da FAO, em Roma
+ Moro diz que governo tem dever de proteger a agropecuária

Do lado chinês, o ministro Changfu espera que o Brasil ajude a convencer outros países da América Latina e o G7, o grupo das nações mais ricas do mundo. “Vamos dar as mãos e promover nosso candidato juntos. Vou pedir ao meu embaixador na FAO que converse e trabalhe junto com o embaixador do Brasil”, afirmou, segundo a divulgação oficial do governo brasileiro.

Além de Qu Dongyu, vice-ministro da Agricultura e Assuntos Rurais da China, a eleição a diretor geral da FAO tem mais dois candidatos: Catherine Geslain-Lanéelle, ex-diretora do Departamento de Desempenho Econômico e Ambiental de Empreendimentos do Ministério da Agricultura da França; e David Kirvalidze, que foi ministro da Agricultura da Geórgia por dois mandatos.

Vence a eleição quem obtiver maioria simples (50% mais um voto) em qualquer dos turnos de votação. O eleito substituirá o brasileiro José Graziano da Silva que, em 31 de julho, encerra seu segundo mandato à frente da organização. O mandato seguinte vai de primeiro de agosto de 2019 a 31 de julho de 2023.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply