Skip to main content

A engenheira agrônoma Ana Maria Primavesi (Foto: Marcelo Min/Ed. Globo)

 

A engenheira agrônoma Ana Maria Primavesi vai receber, nesta sexta-feira (7/6), o Prêmio Dorothy Stang de Humanidade, Tecnologia e Natureza, homenagem concedida pela Câmara Municipal de São Paulo a pessoas físicas e jurídicas que promovem o desenvolvimento humano através de programas e projetos de educação ambiental, de tecnologias ambientalmente positivas e de preservação e conservação do meio natural.

Ana Maria Primavesi nasceu na Áustria em 1920, onde se formou em engenharia agrônoma. Depois da Segunda Guerra Mundial, ela veio para o Brasil com o marido Artur Primavesi. No começo, o casal passou a dar aulas na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Em 1980, a doutora Ana, como é chamada, publicou o hoje clássico Manejo Ecológico do Solo, que lançou as bases para o movimento agroecológico, do qual ela é pioneira. Ana Maria Primavesi ainda publicou mais de 10 livros, além de 94 artigos científicos.

+ Ana Maria Primavesi, expoente maior da agroecologia, completa 98 anos
+ Obra clássica de Ana Maria Primavesi volta às livrarias
+ Animação de Ana Maria Primavesi sobre a vida do solo é restaurada

Durante a cerimônia, que começa às 19h, no Plácio Anchieta, na capital Paulista, Ana Maria Primavesi será representada por sua biógrafa, a geógrafa Virgínia Mendonça Knabben. O evento é aberto ao público.

O Prêmio Dorothu Stang foi criado em 2006 em homenagem à missionária Dorothy Stang, reconhecida por sua dedicação em defesa da Floresta Amazônica, de uma reforma agrária justa e contra conflitos latifundiários, o que motivou sua morte, em 12 de fevereiro de 2005.

Homenagem à Dra Ana Primavesi (aberta ao público)
Quando: Sexta-feira, 7 de junho de 2019, a partir das 19h
Onde: Palácio Anchieta
Endereço: Viaduto Jacareí, n° 100 – primeiro andar – Bela Vista, São Paulo – SP
Source: Rural

Leave a Reply