Skip to main content

O Prêmio Ernesto Illy – Regional terá até dois cafeicultores premiados em cada um dos 10 Estados/Regiões (Foto: Pexels/Creative Commons)

 

O 29º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso iniciou na segunda-feira, 3, o recebimento de amostras de produtores de café interessados em participar do concurso. A entrega de amostra vai até 13 de setembro e o certame vai premiar os seis melhores produtores do País, além dos vencedores em até 10 regiões diferentes.

Os três primeiros colocados ganharão uma viagem ao exterior para participar do 5º Prêmio Ernesto Illy Internacional. Conforme comunicado da empresa, os melhores cafés serão selecionados por uma comissão julgadora, com especialistas da illycaffè. Para o Prêmio Ernesto Illy – Nacional, serão selecionados 40 produtores finalistas, que concorrerão aos seis primeiros lugares.

O Prêmio Ernesto Illy – Regional terá até dois cafeicultores premiados em cada um dos 10 Estados/Regiões, sendo: Minas Gerais (subdividido em Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas); São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e as regiões Centro-Oeste, Sul e Norte/Nordeste. Todos os vencedores e finalistas receberão prêmios em dinheiro e diplomas.

+ Café: acordo possibilita dupla certificação de qualidade
+ Café sobe com mercado olhando para o clima no Brasil

O regulamento e a ficha de inscrição para o 29º Prêmio estão disponíveis no site do Clube illy do Café. O cafeicultor poderá inscrever quantas amostras desejar de café arábica, mas somente concorrerá com a melhor avaliada na fase eliminatória. Se a fazenda tiver mais de um sócio, as amostras deverão ser inscritas em nome do sócio responsável na receita estadual. As análises serão feitas pela classificação do café quanto ao aspecto, seca, cor, tipo, peneiras, teor de umidade, torração e pela qualidade da bebida, inclusive com degustação para espresso.

A illycaffè (illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 7 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. A illycaffè empregava 1.294 pessoas globalmente em 2018, quando registrou receitas consolidadas de 483 milhões de euros.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply