Skip to main content

Os EUA são os maiores produtores de soja do mundo  (Foto: Divulgação/Tarso Veloso/ARC)

 

Os produtores norte-americanos precisam semear mais de 40 milhões de hectares de milho e soja nas próximas semanas. O valor considera a área reservada para os dois grãos nos Estados Unidos nesta temporada, mas está difícil de seguir com esse plano. A previsão da Informa Economics FNP, consultoria de origem americana e escritório no Brasil, é de que a redução da safra para as duas culturas seja de pelo menos 10%. A queda ocorre em função do atraso no cultivo. As lavouras plantadas mais tarde devem ser impactadas pelo clima quente e seco de agosto, o que tende a reduzir a produtividade média das plantas. Além disso, boa parte da safra será colhida somente em outubro e novembro, quando o país já começa a enfrentar riscos de chuvas e nevascas.

+ Mesmo com trégua da chuvas, solo encharcado dificulta plantio nos EUA

“Caso os estragos na lavoura americana se confirmem, poderá haver oportunidades para produtores brasileiros exportarem para os Estados Unidos”, diz Pereira. A guerra comercial entre a China e os Estados Unidos, que provocou um aumento de 25% nas tarifas de produtos agrícolas e outros milhares de itens da pauta comercial dos dois países, também joga a favor dos agricultores brasileiros. “Nos Estados Unidos, a maior preocupação agora é o clima e como as lavouras de soja e milho vão se desenvolver’, afirma Aedson Pereira, analista da empresa.

Sucessivas frentes frias levara chuvas intensas para todo o cinturão de grãos nos Estados Unidos e ainda preocupam os agricultores. O atraso é histórico no plantio de milho. Com isso, os preços estão subindo na Bolsa de Chicago. Só na última semana de abril, o milho já registrava uma valorização de 20%, inaugurando uma nova fase de alta nos preços de grãos. Em relação à soja, o cenário é igualmente alarmante.

Illinois e Indiana têm sido alguns dos Estados mais prejudicados pelo mau tempo. Os produtores de Indiana, que foi atingido por um tornado na última segunda-feira (27/5), conseguiram cultivar apenas 22% do total previsto da safra de milho. Em Illinois, falta cultivar quase 70% da área de milho.

+ Tempo frio estimula florescimento de orquídeas no Instituto Inhotim em MG

A plantação de soja também está bastante atrasada. Até agora, os agricultores só conseguiram semear 30% do espaço destinado à cultura. No mesmo período do ano passado, mais de 70% da área de soja já havia sido cultivada.

Os meteorologistas preveem uma janela de tempo bom entre domingo (2/6) e terça-feira (4/6) em grande parte da região produtora de grãos. A partir da quarta-feira (5/6) deve recomeçar a chover, com a chegada de uma nova frente fria. “Mesmo com toda a tecnologia e maquinários que os agricultores americanos dispõem, é praticamente impossível cultivar milhões de hectares em tão pouco tempo”, diz Pereira.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply