Skip to main content

instituto-inhotim-orquidea-flor (Foto: William Gomes/Divulgação )

 

O Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), possui um Jardim Botânico repleto de espécies de plantas, que florescem ao longo do ano todo. Agora chegou a época das orquídeas, que estão em um espaço do Jardim chamado “Largo das Orquídeas”, e conta com mais de quinhentos botões já abertos e outros prontos para desabrochar.

As 17 mil orquídeas presentes no local desde 2016 são da espécie Cattleya walkeriana e estão distribuídas em 48 palmeiras nativas e exóticas. A espécie é nativa de Minas Gerais, São Paulo e Goiás, muito encontrada no Cerrado, e gosta de clima seco e frio.

orquídeas-inhotim-instituto (Foto: William Gomes/Divulgação)

 

 

O Instituto afirma que os cuidados com as plantas são feitos ao longo do ano todo e explicam que nas épocas sem flor, são necessárias duas regas semanais. “Fazemos a adubação de manutenção uma vez por mês, com um adubo equilibrado. Já em janeiro e fevereiro, fazemos uma adubação para favorecer o florescimento. É um adubo com mais potássio”, explica Juliano Borin, engenheiro agrônomo do Instituto.

+ Conheça a orquídea de flores globulares

Já na época de floração, as regas e a adubação são suspensas, para preservar a durabilidade das flores. Por se tratar de uma planta rústica, ainda de acordo com Borin, a espécie não exige muita mão de obra.

+ Como tratar ataque de fungo em orquídeas

Para quem visitar o local, o Instituto Inhotim garante que durante a manhã é possível sentir o cheiro emanado pelas flores, responsável por atrair as abelhas polinizadoras. Além disso, a expectativa é de que o “Largo das Orquídeas” esteja com mais de mil botões floridos no inverno deste ano.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.

 
Source: Rural

Leave a Reply