Skip to main content

Clima só deve dar trégua aos produtores no fim de maio. (Foto: Getty Images)

 

Os agricultores americanos de soja e milho ainda não deverão ter sossego. O mau tempo deve continuar nos próximos dias, com chuvas volumosas em toda a área do Meio-Oeste dos Estados Unidos, atrapalhando os trabalhos de plantio da safra de grãos. Uma frente fria leva uma nova onda de umidade e frio a partir da próxima sexta (24/5) principalmente para o Illinois, Missouri e Arkansas, onde deve chover com mais intensidade.

No sábado (25), as nuvens carregadas marcam presença em todos os Estados da região central do país. As chuvas devem atingir cerca de 30 milímetros, de forma intermitente, segundo informações do Climatempo. As temperaturas também devem cair, oscilando entre 10º C e 15º C.

+ Sítio no PR teste honestidade do freguês e vende sem atendente

O clima só deve dar uma trégua por volta do dia 30 de maio, quando há possibilidades de céu mais limpo e sol. Em seguida, provavelmente volta a chover. “O plantio de grãos deve atrasar este ano, por conta do clima desfavorável”, diz João Castro, meteorologista do Climatempo.

+ Unica diz que acordo com China é importante e espera exportar mais

O fenômeno El Niño, que pode provocar precipitações mais intensas na América do Norte, se alinhou a ondas de ar frio do Ártico, para tristeza dos fazendeiros americanos. “Por enquanto, não há previsão de melhoras expressivas do clima”, afirma Castro.

Plantio atrasado

No último relatório de acompanhamento de plantio, divulgado sempre às segundas-feiras, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda, na sigla em ingês), refletiu a dificuldade dos produtores em colocar as máquinas em campo. Segundo o órgão, somente 19% da área a ser destinada à soja no país foi cultivada até o momento. Nesta mesma época do ano passado, o plantio já alcançava mais da metade do terreno (53%). No caso do milho, a semeadura foi concluida em 49%, contra 79% em 2018 e 80% na média histórica. 
Source: Rural

Leave a Reply