Entre os produtos agropecuários destacaram-se com maiores preços neste primeiro bimestre de 2019: batata, arroz, cacau, feijão, entre outros. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
O PIB do agronegócio calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) registrou alta de 0,07% em fevereiro de 2019. No primeiro bimestre, acumula queda de 0,46%. Conforme o Cepea, o segmento agrícola registrou alta de 0,19% em fevereiro, e baixa de 0,32% no ano. Já o pecuário teve queda de 0,27% no mês e de 0,87% nos dois meses.
Pesquisadores do Cepea ressaltam que estes resultados ainda não contemplam dados relativos ao volume de produção de atividades importantes do ramo pecuário, indisponíveis até o fechamento do relatório. "No segmento primário, ainda se verifica pressão relacionada ao crescimento dos custos de produção, porém tanto no primário agrícola quanto no pecuário observam-se elevações médias de preços e de quantidade produzida", disse o Cepea.
+ Piora do cenário político interno reconduz dólar à vista para R$ 4,10
+ Mercado financeiro reduz projeção de crescimento pela 12ª vez
Entre os produtos agropecuários destacaram-se com maiores preços neste primeiro bimestre de 2019 batata, arroz, cacau, feijão, laranja, milho, soja, algodão, trigo, uva, frango e leite.
Ainda conforme o Cepea, o segmento de insumos agrícolas registrou alta tanto no mês quanto no ano, impulsionado por indústrias de fertilizantes e de defensivos.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural