Skip to main content

Também conhecida como sapucainha, fruta-de-lepra, mata-piolho, óleo-sapucainha, papo-de-anjo, pau-de-lepra e rachuchu (Foto: Wikimedia Commons)

 

Gostaria de saber que fruta é essa e se é comestível?
Naiely Andineli, via Facebook.

Carpotroche brasiliensis (Foto: Naiely Andineli/Arquivo pessoal)

Trata-se do fruto da Carpotroche brasiliensis, espécie pertencente à família Achariaceae e nativa do Brasil, ocorrendo naturalmente nas florestas pluviais da Mata Atlântica, do sul da Bahia até Minas Gerais e São Paulo. É conhecido popularmente por diversos nomes, entre os quais sapucainha, fruta-de-lepra, mata-piolho, óleo-sapucainha, papo-de-anjo, pau-de-lepra e rachuchu. Embora seja comestível, o fruto não é muito apreciado para o consumo. Diferentemente, a fauna nativa, especialmente roedores, o procuram avidamente. As sementes da planta possuem um óleo de alta toxicidade de uso contra parasitas e insetos. No passado, era muito utilizado contra hanseníase. Devido ao caráter ornamental, pela forma incomum dos frutos, a espécie tem sido, eventualmente, cultivada e adotada em reflorestamentos.

Consultor: Luís Carlos Bernacci, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Tel. (19) 3202-1650, email: bernacci@iac.sp.gov.br.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply