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Feira registrou passagem de 121 mil pessoas durante os seis dias de realização. (Foto: Wenderson Araujo/Ed. Globo)

 

A AgroBrasília, feira que terminou no sábado (19/5), registrou alta de 10% na movimentação financeira e atingiu a marca de R$ 1,2 bilhão em negócios. Apesar do crescimento, o resultado ficou abaixo do esperado pela organização, que projetava aumento de 15% nos negócios deste ano. Em 2018, a feira movimentou R$ 1,1 bilhão em negócios. 

Até sexta-feira, os fabricantes de máquinas agrícolas consultados pela reportagem da Globo Rural acreditavam que os negócios recuariam ou empatariam em relação à edição anterior. Eles tinham esperança, no entanto, de que haveria uma reversão das expectativas no último dia do evento. Os motivos apontados foram a falta de recursos do Moderfrota, linha de financiamento de máquinas com juros subsidiados, e as incertezas que rondam o próximo Plano Safra, que será anunciado em junho e passa a valer em 1º de julho.

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Por outro lado, as empresas do setor de sementes e defensivos já projetavam crescimento de vendas e ganharam mais fôlego com o aumento do preço da commodity soja nesta semana. Marconi Silva, diretor de revendas Massey Ferguson no DF, Goiás e em Minas Gerais, previa queda de 30%. "O cenário do setor é de recuo. Espero que os pedidos que ainda serão fechados na sexta e no sábado possam reduzir o tombo, mas a falta de crédito e a desconfiança do produtor sobre o novo Plano Safra estão atrapalhando muito." Ele diz que os bancos estão oferecendo alternativas de CDC (Crédito Direto ao Consumidor), mas há muita resistência do produtor por conta da taxa flat, que faz o juro chegar a 10,5%.

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Silva conta, no entanto, que fechou pedidos de duas unidades da vedete da Massey na AgroBrasília, a plantadeira dobrável Momentum, lançamento deste ano que diminui sua largura de 18 metros para 3,6 metros em 90 segundos e custa mais de R$ 1 milhão.
Armando Carlos Maran, gerente regional da Jacto, torcia para que as vendas pelo menos empatasse com as da feira de 2018. "Essa época de entressafra é boa para fazer negócios e a AgroBrasília é um ambiente muito propício. Mas, sem saber volume ou taxas sobre o Plano Safra do novo governo, o produtor fica inibido nas compras." Nos anos anteriores, a Jacto registrou um crescimento anual de vendas na feira de 5% a 10%.

Os destaques da marca são o novo pulverizador Uniport 3030 Eletrovortex, que permite melhorar a eficiência das aplicações e reduzir as perdas por deriva, e os novos modelos de pulverizadores costais, equipamento muito usado na produção de hortaliças no DF.
Diante do veranico que atingiu a safra de soja e da falta de crédito oficial, a New Holland chegou à feira esperando empatar as vendas com as do ano passado, segundo o gerente comercial da marca na regão, Marcelo Avila Ribeiro. "Mas, para nossa surpresa, estamos com um resultado bom", diz, acrescentando que na feira de 2018 os negócios cresceram 30%.

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Cesar Fernandes, o superintendente regional da marca, afirma que a AgroBrasília é uma feira peculiar por sua localização. "Estamos longe de Brasília, mas no centro da região produtora de grãos, no quintal do agricultor. Quem vem para a feira está interessado realmente em fazer negócios." As estrelas da New Holland são o trator T9, de 420 cavalos, e a forrageira FR 500.

Na contramão
Na John Deere, as expectativas vão na contramão das outras fábricas. Segundo José Augusto Araújo, diretor executivo da MaqCampo, revenda da marca na região, mesmo com as condições adversas de preços das commodities, falta de recursos e Plano Safra indefinido, esperamos um crescimento real de mais de 10%.

"Nossa estimativa está ancorada nos negócios fechados até sexta, na maturidade do cliente da região e nos financiamentos do Banco do Brasil e do banco John Deere, que clonaram taxas do Moderfrota para atender os produtores."

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Araújo ressalta que a divulgação do Plano Safra apenas em julho atrapalha muito as fábricas, que já deveriam estar com o planejamento pronto para atender os produtores. "O fato é que não sabemos o que vem aí, mas, como se diz, se a notícia fosse boa , já teria sido dada." A expectativa é de boas vendas no último dia porque, segundo ele, tradicionalmente, muitos clientes pesquisam o produto na semana, discutem com a equipe e voltam no sábado para fechar a compra.Os destaques da John Deere são a nova plantadeira Exact Emerge, que alcança velocidade de 16 km por hora, e a colheitadeira S700, com sistema automatizado de operação.

Sementes
Emerson Barbizan, gerente regional da Bayer, que oferece aos clientes soluções integradas de insumos, suporte e tecnologias digitais, espera um aumento de vendas de 15% a 20%, na comparação com o bom resultado de 2018. "Já prevíamos vendas maiores e a alta da soja no início da semana veio para somar."

A Basf, que está mostrando pela primeira vez na AgroBrasília as sementes de soja e algodão adquiridas do portifólio da Bayer, também projeta um resultado bem melhor, mas não divulga o percentual. "Além de continuar a oferecer proteção de cultivos, agora temos uma solução completa para ajudar nossos clientes a elevar a produtividade de suas lavouras", justifica Nilson Caldas, gerente sênior de marketing da direção norte.

Para Ronaldo Triacca, presidente da AgroBrasília, o cenário é de novo recorde de vendas neste ano. "Falta o crédito oficial, mas os bancos estão oferecendo boas alternativas e prazos para o produtor." Ele espera anunciar no balanço final um volume de negócios de R$ 1,5 bilhão, ante o R$ 1,1 bilhão de 2018.

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Source: Rural

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