Grãos de soja (Foto: Thinkstock)
O Uruguai colheu 65% da safra 2018/19 de soja, estimada em 3 milhões de toneladas, semeadas em 1 milhão de hectares, informou, em nota, o Ministério da Agricultura uruguaio, com base nos dados da Direção Geral de Serviços Agrícolas (DGSA).
A pasta uruguaia afirmou, ainda, que até agora 412 mil toneladas da oleaginosa foram exportadas, tendo a China adquirido 70% do total, seguida por Egito, Tunísia e Holanda. Espera-se que, até o fim da safra, 90% das exportações tenham como destino o gigante asiático.
+ Metade das exportações de carne do Uruguai é de frigoríficos brasileiros
+ Entrevista: CEO do Marfrig no Uruguai fala de abertura do mercado japonês
O diretor da DGSA, Federico Montes, afirmou que a safra, até o momento, é de "excelente qualidade". "Isso confirma a posição do Uruguai como um fornecedor de qualidade e não de volume", reforçou. A soja do país latino-americano tem sido exportada com umidade média de 12,9%, porcentagem de proteína bruta de 38,6% e extrato etéreo em 22%.
Conforme a nota, os importadores têm preferido a soja uruguaia, uma vez que o grão da Argentina, país concorrente, tem sido colhido com baixo teor de proteína.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural