Skip to main content

Além da ministra, comitiva tem 98 pessoas, entre elas parlamentares, empresários e representantes de associações setoriais. (Foto: Carlos Silva /MAPA)

 

Com o objetivo de viabilizar a abertura de mercados como o de carne bovina, a ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, inicou esta semana uma viagem de 16 dias pela Ásia. A primeira parada será o Japão, depois, China, Vietnã e Indonésia.

Na manhã desta segunda-feira, durante reunião do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) em São Paulo, a ministra avaliou, especificamente no caso do Japão, que o Brasil precisa reestabelecer a credibilidade na relação comercial com aquele país.

“O Japão apostou no Brasil no passado e nós tivemos uma quebra de confiança, precisamos retomar isso. Eu acho que o Brasil está num bom momento de fazer mea culpa e trazer de volta os investimentos do Japão para o nosso país”, disse.

+ Tereza Cristina quer aproximar comércio do Brasil com a Ásia

Além de carne bovina, a representante do Mapa vai discutir com as autoridades japonesas a abertura de mercado para material genético, abacate, estabilizantes e extrato de carne.

Tóquio e Niigata

A agenda da ministra começa na quinta (9/5), em Tóquio, para quando está marcada uma reunião com representantes da Federação das Indústrias do Japão (Keidanren). Na pauta estão investimentos em infraestrutura de transporte e armazenamento de grãos. No mesmo dia, terá encontros com os ministros da Agricultura, Floresta e Pesca e da Saúde.

Já na sexta-feira (10/5), ela participará de evento voltado à promoção de cafés especiais nacionais na UCC Coffee Academy, escola de barismo reconhecida na capital japonesa. No evento, cerca de 100 convidados irão degustar várias amostras de cafés brasileiros importados pelo Japão, segundo a Associação Brasileira de Cafés Especiais.

+ Brasil exportou menos carne bovina em março mas teve melhor trimestre em 12 anos

Em Niigata, a ministra participará, nos dias 11 e 12, do encontro com seus pares do G20, que antecede a reunião entre os chefes de Estado do grupo prevista para ocorrer em 28 e 29 de junho, em Osaka. O tema da reunião ministerial é “O Desenvolvimento no Setor de Agricultura e Alimentos – Novos Desafios e Boas Práticas”. E também terá encontros bilaterais.

Tereza Cristina apresentará práticas sustentáveis adotadas pelos produtores brasileiros, principalmente os projetos que fazem parte da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF).

China

Na China, a missão brasileira irá também divulgar na segunda-feira (13/5) cafés especiais – premiados internacionalmente em 2018 e exemplares vindos do Paraná – em uma cafeteria local. O mercado chinês de café é um dos que mais cresce no mundo. No dia seguinte (14/5), irá visitar a Sial China, considerada a maior feira de alimentação e agricultura da Ásia.

Tereza Cristina vai inaugurar o pavilhão brasileiro organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O pavilhão reúne 50 empresas. A ministra e a comitiva debaterão parcerias de cooperação com universidades chinesas.

Vietnã e Indonésia

A ministra terá reunião com o ministro da agricultura vietnamita, em Hanói, no último dia da missão (17/5), e com autoridades indonésias, em Jacarta (20/5). Ao todo, a comitiva é composta por 98 pessoas, incluindo equipe do ministério, parlamentares, empresários e representantes de associações setoriais. A delegação chega ao Brasil no dia 21 de maio.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply