Skip to main content

Consolatta Piastrella, que organiza o evento em Goiás no mês de agosto (Foto: Cristiano Borges/Ed.Globo)

 

Conforme as mulheres vão ocupando papel de destaque, muitas de lideranças nas fazendas e empresas, grandes e importantes eventos estão sendo promovidos como forma de lhes dar suporte e, ao mesmo tempo, reconhecer e valorizar o trabalho feminino. Resultado: propriedades de tradição e grandes empresas do agronegócio dão respostas positivas e incentivam encontros cuja programação inclui debates e trocas de experiências.
Agora, um evento vai além e coloca na pauta também temas como preocupação da mulher com a beleza e o seu bem-estar.

É o caso do “Donna – Pulso de Mulher”, promoção que irá reunir as fazendeiras nos dias 23 e 24 de agosto, na Fazenda Nova Conceição, em Campo Limpo de Goiás, município que fica a 75 quilômetros de Goiânia.

Goiás é o Estado no qual a pecuária cresceu aceleradamente nos últimos anos, tanto em volume do rebanho como em tecnologia. A agricultura igualmente evoluiu e Goiás hoje é um imenso celeiro de soja e de milho, entre outras culturas.

+ Faturamento dos leilões da Expozebu já supera o resultado total de 2018

E lá também a mulher é protagonista, sendo comprovada a sua capacidade de absorver novas técnicas. É que, em grande maioria, as fazendeiras possuem cursos superiores.
“O Donna é voltado especialmente às mulheres dos setores pecuário e agrícola, mas é diferente de outros eventos promovidos no Brasil”, explica Consolata Piastrella, titular da Piastrella Rastreabilidade Animal, sediada em Goiânia e que promove o evento.

“É que, além da parte prática, que consiste em oferecer conhecimento e aprendizado à mulher e troca de experiência, o Donna seguirá um leque mais amplo de abordagem e atividades, apresentando às mulheres suas multifaces, seja emocional, social ou familiar”, afirma Consolata.

As novidades: segundo a executiva, o foco está voltado também para a beleza e a fibra das batalhadoras que enfrentam o dia a dia do mundo rural. “O encontro tem o intuito de trazer à tona a trajetória dessas mulheres e reforçar a importância e o protagonismo delas no campo”, ressalta Consolata.

Uma das executivas de relevo e que irá falar de sua trajetória profissional no Donna é a engenheira agrônoma Liege Vergili Nogueira, diretora executiva da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). Ela é formada pela Esalq, em 2008, e já passou por grandes empresas como a Sadia.

+ ExpoZebu: confiança na pecuária faz leilões atingirem R$ 49 milhões

Também vão contar suas trajetórias Liliane Teles de Menezes (Nelore do Golias) e Mariane Crespolini, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“O projeto é itinerante. Ele nasce com a primeira edição em Goiás, coração da pecuária de corte brasileira. A idéia é a consolidação e a realização do Donna em outras edições”, observa Consolata. Ela adianta que está sendo bastante solicitada para levar o evento a outros Estados.

+ Leilões de Uberaba faturam mais de R$ 40 milhões

À parte as palestras e debates, que irão abordar também temas como sucessão familiar nas propriedades, o Donna vai recepcionar as mulheres à noite ao som de piano e sax. “Estamos ainda caprichando no preparo de cortes especiais de carnes em harmonia com vinhos finos.”
A organização do evento acredita que, no caso do café, o tipo preferido de cada mulher explica a personalidade dela: “Cada donna vai escolher o seu tipo particular de café, o charme da bebida”, afirma Consolata. Funcionará ainda um estúdio de beleza e elegância, o Donna Bela, e haverá sorteios de uma joia que compõe a identidade visual do evento.
Segundo Consolata, um estudo da Associação Brasileira de Marketing Rural em 2013 as mulheres ocupavam postos de comando em apenas 10% das propriedades rurais do país. Em 2017, esse número saltou para 31%.

Detalhe: segundo a pesquisa, a presença feminina cresceu não apenas nas fazendas, mas em todos os segmentos, como empresas de insumos, máquinas, laboratórios, indústria de alimentos e consultorias.

Por essa razão, Consolata aposta que outros eventos vão ser promovidos com o foco voltado para o universo feminino nas fazendas.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply