Grãos de café (Foto: Fabiano Accorsi/Ed. Globo)
A illycaffè, empresa familiar italiana, registrou lucro líquido de 18,1 milhões de euros (cerca de US$ 20,2 milhões) em 2018, representando crescimento de 39,1% na comparação com 2017. As receitas consolidadas atingiram 483 milhões de euros, com alta de 3,5% em relação à 2017. Os lucros calculados antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado alcançou 75,3 milhões de euros, crescendo 10,7% em comparação com o ano anterior, informa a empresa, em comunicado.
Os mercados estrangeiros continuam a ter um papel crescente: as vendas fora da Itália representaram 65% da receita total, mais do que no ano anterior, com destaque para Estados Unidos e China. O setor de varejo monomarca continuou a crescer, já que a illy reúne agora um total de 259 pontos de venda em 43 países, diz a empresa.
+ CMN aprova distribuição de recursos do Funcafé para 2019
"No ano passado, fomos capazes de alimentar esse crescimento ao focar nossa estratégia em três pilares: ampliação da liderança global como fornecedor de produtos de qualidade no setor de hospitalidade premium; continuação do desenvolvimento global do nosso canal de varejo de marca única; aumento da participação de mercado no setor de sistemas monodose. Neste último ponto, assinamos um importante acordo com a holding JAB para produzir e distribuir globalmente cápsulas de alumínio da marca illy por meio da plataforma JDE. Esse novo produto aumentará nossa participação de mercado na Itália e no exterior, consolidando ainda mais nosso posicionamento na faixa mais alta do mercado", afirma no comunicado o CEO da illycaffè, Massimiliano Pogliani.
+ Recurso do Funcafé será importante para evitar venda por baixo preço
Na reunião anual de acionistas, realizada em 29 de abril, foi designado o novo Conselho de Diretores, que permanecerá no cargo até 2020. Andrea Illy foi confirmado como presidente do Conselho, enquanto Massimiliano Pogliani foi novamente apontado como CEO. Enrico Tommaso Cucchiani, sócio-fundador e CEO da TGI ('Think Global' Investments), é o novo vice-presidente.
A illycaffè é marca global de café, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 7 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural