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Máquina da Case exposta na Agrishow, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro (Foto: Joel Silva/Ed.Globo)

 

A fabricante de máquinas agrícolas Case planeja estar com todas as suas linhas de produtos integradas à sua plataforma de conectividade em dois ou três anos. O sistema foi apresentado pelo executivos como um dos lançamentos na Agrishow deste ano, em Ribeirão Preto (SP), com a proposta de aumentar a integração e melhorar a eficiência na utilização dos dados gerados pelos equipamentos.

Chamado de AFS Conect, o sistema se baseia em monitoramento de frota, gestão de processos agronômicos e gerenciamento de dados. Segundo os executivos da empresa, a ferramenta é uma solução global, aplicada também em outros países onde a marca atua. A plataforma é aberta: pode ser aplicada em equipamentos de outros fabricantes e os dados, desde que autorizado pelo produtor, podem ser compartilhados com outras empresas, como concessionários e consultores.

“A gente quer dividir esses dados com outras empresas”, reforçou o diretor de marketing de produto da Case, Silvio Campos, em entrevista coletiva no estande da empresa na Agrishow. “Conectividade é a palavra mais falada hoje na agricultura e tudo o que o produtor precisa é reduzir o risco e aumentar a produtividade”, acrescentou o vice-presidente da Case América do Sul, Christian Gonzales.

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O gerenciamento e armazenagem dos dados gerados pelas máquinas no campo serão feitos por uma startup de tecnologia que é parceira da fabricante no sistema. O objetivo é possibilitar ao produtor o acesso às informações diariamente e ter, inclusive, suporte de um agrônomo na propriedade, auxiliando na tomada de decisão sobre a ferramenta mais adequada a se utilizar.

A estratégia de comercialização do sistema de conectividade começará pelos grandes produtores do país. Mas, de acordo com os executivos, a intenção da empresa é expandir o acesso aos de menor porte, especialmente por meio de cooperativas. Estão sendo desenvolvidos também equipamentos que possibilitem a instalação do sistema em máquinas mais antigas, mas com um volume de informação a ser gerado menor do que o das novas gerações de equipamentos.

“Estamos trabalhando em uma solução para tratores pequenos e não cabinados”, afirmou Christian Gonzales. O modelo de negócio da Case para o AFS Conect prevê que o custo do sistema fique entre 3% e 5% do valor da máquina, proporção que varia, por exemplo, de acordo com o tamanho do equipamento.

Em locais de pouco ou nenhum acesso à internet, a estratégia de expansão da plataforma será implantada em paralelo ao ConectarAgro, que uniu empresas de tecnologia para a agropecuária, incluindo a Case, e de telefonia para expandir a conectividade no campo. Na avaliação dele, a iniciativa pode ajudar a reverter a realidade da baixa conectividade no campo. O potencial é expandir a cobertura dos atuais cerca de 800 mil hectares para até 5 milhões de hectares até o final do ano. E, a partir dessa expansão de cobertura, possibilitar que o usuário possa explorar ao máximo a conexão das máquinas.

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“É um problema estrutural em que encontramos uma barreira que temos que resolver. Não é o nosso negócio, mas vamos fazer de tudo para colaborar com isso”, disse Riordan.

Equipamentos

Nas máquinas, uma das apostas da Case na Agrishow é um pulverizador que tem como diferencial a possibilidade de trocas em até 42 minutos a troca do tanque de aplicação de líquido para sólidos. A empresa também destaca tratores e colheitadeiras equipados com esteiras de borracha que, de acordo com os executivos, diminui em até três vezes a compactação do solo em relação ao maquinário de rodas.

“O mercado brasileiro está mais maduro para esse tipo de produto e ao que ele pode oferecer. Temos alguns tratores rodando com esteiras há cinco anos no Brasil, mas este ano resolvemos colocar uma estrutura mais forte de produtos”, pontuou o diretor de marketing de produto da Case, Silvio Campos.

Passados os dois primeiros dias da feira de Ribeirão Preto, os executivos da fabricante reafirmam o otimismo em relação aos negócios. Sem detalhar números, o vice-presidente da Case América do Sul, Christian Gonzales, afirmou ter percebido um movimento maior que na Agrishow de 2018, mesmo com as incertezas em relação ao crédito para maquinário agrícola.

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“Isso tudo tem criado uma oscilação de mercado, mas, no geral, se a gente olha os três primeiros meses do ano, começamos o ano bem, depois março caiu um pouquinho, mas diria que o mercado está levemente acima, 5% acima. Nós achamos que o ano vai ficar por aí. Nós queremos crescer mais que o mercado”, disse o executivo.

No primeiro trimestre, a empresa comercializou um volume 15% maior de tratores em relação ao intervalo de janeiro a março do ano passado. A participação no mercado de colheitadeiras de cana chegou a 63% no período, de acordo com dados apresentados durante o evento no estande da empresa.

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Source: Rural

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